• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Sinal digital da Rede Minas chegará a 543 municípios mineiros até setembro

Redação28 de julho de 20234min0
Rede_Minas_-_divulgacao_Rede_Minas
Ampliação da cobertura foi garantida por meio de acordo de cooperação com a EBC assinado em Brasília

O sinal digital da Rede Minas vai chegar a mais 404 municípios até setembro. Atualmente, a emissora está presente em 139 cidades com esse tipo de tecnologia. A ampliação da cobertura será possível graças ao acordo de cooperação firmado entre a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Nessa quinta-feira (27/7), os presidentes da EMC, Gustavo Mendicino, e da EBC, Hélio Doyle, se reuniram, na sede da EBC, em Brasília, para assinar a parceria que vai permitir a expansão do sinal por meio do Digitaliza Brasil, em Minas Gerais.

Rede Minas / Divulgação

O Digitaliza Brasil é um programa do governo federal para a democratização do acesso à TV digital. A participação do estado foi uma conquista do Governo de Minas Gerais, por meio da EMC, que beneficia 470 cidades mineiras com até 50 mil habitantes. Os trabalhos começaram em 2021 e, desde então, 66 municípios estão aptos para receber o sinal da emissora pública mineira. Desses, 53 já estão em funcionamento. A assinatura do acordo de cooperação vai permitir que outros 404 recebam a cobertura da Rede Minas nos próximos dois meses.

“É um passo grande que estamos dando. Nos últimos cinco anos a discussão dos sinais analógico e digital tomou corpo e se tornou norma. Isso significa qualidade, mas também custo. Assumimos o compromisso de manter a Rede Minas em todo o estado e, para isso, fomos contemplados com os projetos da União e, o Digitaliza Minas, do governo estadual. Com isso, estamos avançando rápido em todo o território mineiro. Até setembro, vamos estar nas casas da população de 543 municípios. Além desse número, ainda contamos com muitas emissoras parceiras que retransmitem a nossa programação”, disse Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação, responsável pela Rede Minas.

O presidente da EBC, Hélio Doyle, também comemora a parceria. “Minas Gerais é uma síntese do Brasil. Você tem ali uma diversidade muito grande e, para nós, é importante chegar lá. É importante que a Rede Minas amplie seu espectro para que a gente possa transmitir nossa programação para todos os mineiros”, declarou na ocasião.

Rede Minas

Gerida pela Empresa Mineira de Comunicação, a emissora pública foi fundada há 39 anos e conta com mais de 20 atrações, entre programas e jornais, com foco em educação, cultura, informação e entretenimento. Para ampliar o avanço do sinal digital, o Governo de Minas criou o projeto Digitaliza Minas, que vai atender 332 municípios.

Desde o início dos trabalhos, 56 já receberam as antenas para essas transmissões. A inserção do estado no programa Digitaliza Brasil garante a cobertura digital em 470 municípios. Outras 318 cidades já contam com equipamentos e aguardam a outorga do Ministério das Comunicações.

(Agência Minas)

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *