• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Com baixa cobertura vacinal, novo programa do Governo de Minas investe em vacimóveis e imunização nas escolas

Redação4 de agosto de 20234min0
Cópia_de_IMG_1241_(1)
O programa Vacina Mais Minas irá distribuir vacimóveis para cidades com mais de 50 mil habitantes e premiar municípios que aumentarem a cobertura vacinal

O Governo de Minas Gerais lançou, nesta sexta-feira (4), o programa Vacina Mais Minas, que pretende recuperar as metas de vacinação no estado a partir do investimento em vacimóveis e na bonificação de municípios que aumentarem suas coberturas vacinais. Desde 2016, o estado vem registrando queda na imunização geral, cuja meta é de 90% segundo o Ministério da Saúde.

Para driblar o problema, o Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais anunciou a compra de mais de 250 vacimóveis, que serão distribuídos aos municípios com mais de 50 mil habitantes. Cidades menores poderão utilizar os vacimóveis adquiridos por consórcios, de acordo com seus planejamentos de imunização. O investimento será de cerca de R$100 milhões.

“A gente tem convicção é que a vacinação extra-muro é fundamental, ou seja, tirar a vacina do Posto de Saúde e levar para perto das pessoas nas praças, rodoviárias, onde realmente a população circula. Isso é um patrimônio do município e do consórcio, e o município vai fazer seu plano de vacinação diante das suas metas”, explica o secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti.

Segundo o secretário, cidades que já utilizam o vacimóvel relataram ao Governo de Minas Gerais que a vacinação extra-muro trouxe um aumento significativo na cobertura vacinal. Baccheretti cita Lagoa Santa, cujo prefeito teria relatado que uma semana de vacimóvel na praça vacinou o mesmo tanto que um mês de uma Unidade Básica de Saúde.

Municípios premiados

O programa Vacina Mais Minas também contará com uma premiação de até R$165 mil para municípios que aumentarem sua cobertura vacinal. Para isso, as cidades vão precisar seguir algumas orientações, entre elas a obrigatoriedade da imunização dentro das escolas municipais.

“Temos algumas obrigações e 80% das escolas do município terão que ter ações do município de vacinação com o estado de Minas. Dessa maneira, os municípios que melhorarem a sua vacinação receberão recursos financeiros do estado e a gente ainda garante os equipamentos para a vacinação fora da Unidade Básica de Saúde, além dos recursos para que estes municípios atinjam suas metas”, explica Baccheretti.

Baixa cobertura vacinal

O secretário estadual de saúde destacou, ainda, que praticamente todas as vacinas estão com a cobertura abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde desde 2016. A campanha de vacinação contra a gripe e meningite, por exemplo, terminaram nessa segunda-feira (31), na maioria das cidades em todo o estado. Entretanto, a cobertura vacinal geral chegou aos 63% em crianças, gestantes, idosos, puérperas, professores e trabalhadores da saúde, sendo que a meta é de 90%.

“O Brasil é uma referência de vacinação no mundo inteiro e vamos recuperar isso aqui em Minas. O que nós estamos comemorando agora é estarmos já nos aproximamos dos números do ano antes da pandemia. Isso é um grande sucesso porque a gente já está vencendo o fator fake news que veio muito forte”, celebra Baccheretti.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *