• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

“Socorro”! – por Antero Costa Filho

Redação8 de agosto de 202318min0
Dr Anteroficial
Desculpe a falha foi nossa!

Estamos caminhando para um precipício e não conseguimos mudar a direção ‘das coisas’ uma vez que o sentido é apenas um: seguir em frente! O tempo corre leve/livre/solto, ininterruptamente e sempre para frente. Não se recupera tempo perdido!

Se estamos “todos” perdidos; como dar a mão a alguém pedindo ajuda, ou pior, como podemos orientar nossos filhos?

Se procurarmos ler sobre a história da humanidade, percebemos que ela se arrastou, engatinhou, andou, correu. … e agora disparou de vez, auxiliada pela “Inteligência Artificial”.

Será mesmo? Ou estamos contrariando o tempo caminhando de volta? Nem toda novidade significa progresso! Na vida tudo é relativo!

Maravilha da tecnologia, necessária, útil indiscutivelmente, eficiente e eficaz, modificando definitivamente o mundo, os homens e globalmente a história da humanidade. Nunca mais seremos os mesmos. Precisamos nos cuidar para sermos melhores. …

O mundo se tornou instantâneo e globalizado! As tecnologias cada vez mais humanizadas. Nós humanos cada vez mais robotizados e dependentes das tecnologias. … vamos analisar com bom-senso.

O homem está com medo, angustiado, ansioso, depressivo, insone e totalmente desorientado com tantas mudanças positivas nada duradoras, mas “Infinita enquanto dura.” Vinicius de Morais. Quando damos conta já era! O de ontem, não serve para hoje e não terá sentido amanhã! O que será?

“Hoje” já existem evidências que “Teremos que nos Desculpar com nossos Filhos”, num futuro próximo! Utopicamente (inédito viável) imaginamos que “fazer dos filhos um usuário precoce do celular”, faríamos deles indivíduos preparados para um futuro tecnológico promissor. Fomos vítimas (inocentes) por nos faltar a intuição no momento certo!

Eles (nossos filhos), e todos os filhos dos outros indivíduos irão competir no futuro! Cheios de informações…, com conhecimentos deficitários… e sem as sabedorias do vivenciar a vida com liberdade, leveza e soltura. …

Coitados, não desenvolveram a “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”: esta sim, fará o nosso diferencial no futuro! Serão poucos profissionais capacitados e assim, muito disputados!
/////////////////////////// I.E. /////////////////////////////

A Inteligência Emocional é a competência responsável por boa parte do sucesso e da capacidade de liderança do ser humano.

Charles Darwin, 1884 em sua obra referiu a importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação das espécies. Aspectos cognitivos (conhecimentos) ou não (vivências) influenciam a inteligência emocional. Desenvolver a I.E. requer tempo e vivencias interpessoais, com sabedorias ancestrais! Bater papo na beira da fogueira, jamais abandona nossas memórias!

A I.E. inclui nossa capacidade de perceber / raciocinar / entender e gerenciar nossas emoções, assim como as dos outros. Isso favorece os diálogos interpessoais intuitivos. Sentimentos emocionais que contagiam positivamente o ambiente!

Indivíduos com I.E. desenvolvida saberá:

• Trabalhar em equipe,

• Adaptar-se às mudanças necessárias,

• Manter foco/força/fé mesmo sob pressão;

• Ouvir, mas escutar. Ver, mas enxergar. Conversar com seu coração antes de abrir a boca;

• Ser eficiente e eficaz nos seus objetivos, pois tem foco/força/fé nas metas;

• Ser líder de uma equipe; por saber motivar, encorajar e engajar os diferentes grupos. …

Como benefício:

Sem dúvida, são indivíduos com dons especiais que foram trabalhados. … Sabe ouvir / falar, sendo oportuno e respeitoso; tem autoconhecimento, autoestima e orgulho consciente destas habilidades. Um líder!

Fica ligado (foco) em si e nos outros, respeitando suas diferenças naturais. Sabe dosar as prioridades discutidas. …e sabe aceitar e mudar de ideia se necessário. Destaca-se por ser equilibrado em tudo! É empático, respeitoso e compreendido pelos outros, por trazer benefícios aos envolvidos nos diálogos assertivos. Passa confiança a todos os envolvidos!

Domina suas emoções e jamais eleva o tom de voz, falando baixo e atraindo as atenções pelo conteúdo. Fala com humildade consciente e transparente. Sabe que não sabe tudo!

Demonstra autoconhecimento, com autoestima e flexibilidade gerenciada nas suas emoções. Deixa saudades e faz falta ao abandonar um ambiente!

Ouve e aceita uma devolutiva, por estar aberto a novos conhecimentos, e ter consciência que tudo na vida é relativo. Coloca as palavras certas, no momento certo e às pessoas certas. Se agredido, responde com a eficácia do silêncio, e, com um olhar desconcertante. Seu olhar tem a força das palavras não ditas!

Quando fala, sabe o momento, a entonação das palavras escolhidas, com ritmo, altura e timbre, tornando estas palavras uma música. …

Sem necessidade de explicações, sabemos que hoje, “o número de celulares compete com o número de indivíduos”. Já constatei paciente com seis (6) celulares no quarto do hospital (comportamento inadequado/inoportuno/imbecil), e pior, orgulhoso e se sentindo poderoso. Ilusão, (inédito inviável) de um imbecil. Ainda não entendeu o sentido da vida, que não se encontra numa tela! Inverte valores preocupado com lucros!

Imbecilidade seria também competir com a I.A., pois, “sua contribuição à humanidade é espetacularmente indiscutível”. A ignorância tecnológica não vem da “máquina mecânica”, e sim, da “máquina biológica. Nós é que fazemos as opções (escolhas) com (in) ‘consciência’ ao sentirmos/pensarmos/agirmos com livre-arbítrio.

O desenvolvimento tecnológico (manipulado pelo homem) pode ser utilizado a nosso favor ou para nos destruirmos!        Fique atento!

Quem decide é o ser (des)humano!     Simples:

“O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir”. Pietro Ubaldi

Uma utopia (inédito viável), que os seres (des) humanos insistem em transformar em ilusão (inédito inviável), competindo entre si!

Obs: Muzambinho também seria muito beneficiado com a …………………….“COOPERAÇÃO DE TODOS”.

Este é um pensamento UTÓPICO! (inédito viável)

Poderíamos tentar pelo consenso emocionalmente inteligente de todos os nós! Acreditamos e já presenciamos ‘milagres’; com foco/força/fé sonhos se realizam! Acredite!

Retornando aos nossos filhos, já podemos pedir desculpas, pois roubamos e destruímos suas infâncias e juventudes, deixando-os à vontade com seus celulares. …  Assim, tornaram-se:
• Obesos, displicentes e estúpidos,
• Atormentados, insatisfeitos e perdidos,
• Mais competitivos / menos cooperantes
• Distraídos /irritados / violentos / egocêntricos e egoístas
• Desatentos aos semelhantes e anestesiados à vida do aqui-agora. … Drogados pela “toxina” mental, do excesso de informações.
Como desenvolver uma I.E. ? olhando para uma tela (?), interagindo virtualmente com seus semelhantes (?). … E o “olho no olho”, o cheiro no cangote, o tapinha nas costas, os abraços e beijos, as respirações ofegantes pela proximidade dos corpos, os olhares que falam mais alto que as palavras, etc . … sentimos a falta da respiração até dos familiares, amigos, amores, animais. …
Abstração total é um estado de alheamento do espírito, é ficar fora de si, é um devaneio, é afastar o pensamento, é se abstrair. Por extensão é a falta de atenção, a distração e o desfoque ambiental. É ver sem enxergar, ouvir sem escutar e agir instintivamente, sem consultar o coração. Egocentrismo, egoísmo e ingratidão pela vida lá fora!

Um futuro não promissor!
Cada vez menos humanos e mais robotizados. Namoro, beijos, drogas, ‘tudo’ pela internet. Perderam os valores correndo atrás dos lucros. Mal sabem que estes ficam e aqueles levamos com nosso caráter! Enxergam a humanidade como inimiga. Não conseguem fazer amigos; desconfiam de tudo e de todos! Não sabem perdoar e muito menos o que é amor ágape!

Não gerenciam suas emoções (agem instintivamente), têm pensamentos negativos, discursos agressivos e agem com egocentrismo e egoísmo . Assim, produzimos “toxinas” mentais! …

Devemos vivenciar a vida com bom-senso = razão + sabedoria, e na nossa finitude deixarmos amigos e saudades, e não alívio aos que ficam. …

Nós que nascemos no século passado, estamos desfrutando dois séculos, presenciando a passagem do II para o III milênio e ainda podendo “sentir/pensar/falar/agir”, vivenciando esta explosão tecnológica, com direito de fazer comparações com nosso passado! Que diferença! (nem boa, nem ruim! Diferente!)

Viajamos pelo Universo e mal conhecemos os nossos vizinhos e os corações dos nossos semelhantes! Se damos ‘bom-dia’ a alguém, temos que explicar!

Gratidão eterna! Podemos alertar nossos filhos para se prevenirem na criação dos nossos netos. E aos filhos nos desculparmos em vida possível. …

Nossos filhos serão adultos com sentimentos (emoções), pensamentos, discursos, ações e reações totalmente fora do que imaginávamos. O ‘ilusório’ preparo tecnológico que imaginávamos estar oferecendo, todos seus concorrentes também tiveram, têm e/ou terão!

Todos ficaram “cegos/surdos/mudos” e achando que sabem tudo. Na realidade só tem informações, muitas vezes intencionalmente deturpadas, e só percebidas após utilizadas negativamente. …

Tiramos destes filhos sua atenção à vida, sua sabedoria, sua criatividade, sua intuição. … interferimos no processo natural da aprendizagem, na sua interação social, e assim, interferimos negativamente no seu futuro!

À tempo:      (Faça sua escolha!)

• Sábios mudam de opinião!

• Imbecis preferem ter razão a serem felizes. …

Crie seus filhos com limites, ou, terão limitações no futuro. … Dê-lhes segurança familiar, carinho, atenção, estímulo com foco/força/fé nas suas metas, e ensine-os os valores humanos! Mostrem o sentido da vida e faça as mudanças de direção necessárias. …

Quanto antes, despertem seus sentimentos gerenciados (emoções) e pensamentos / discursos positivos. … Assim descobrirão que vivenciar a vida é muito prazeroso, trazendo bem-estar, felicidade aqui-agora e paz de espírito.

Desculpe seus filhos por acharem que você falhou (errou)! São seres humanos, e assim, surpreendentes. …
Na nossa finitude, vão nos perdoar, pois, erraram também na criação dos nossos netos! A vida é isso aí! O que importa é o nosso propósito; encontre equilíbrio em tudo. …

“Nem tanto ao Céu, nem tanto a Terra”. “Zica”

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *