• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Sofre de rinite e asma? Veja 5 cuidados em dias de tempo seco

Redação8 de agosto de 20233min0
doente-rinite-sinusite-gripe-0231006107
Mudanças bruscas de temperatura, baixa umidade do ar e aumento dos incêndios em áreas verdes nesta época do ano podem aumentar incidência de doenças respiratórias

As mudanças bruscas de temperatura e a baixa umidade do ar, típicas do inverno e que ocorrem nos últimos dias em Belo Horizonte, podem ser uma “dor de cabeça” para quem sofre de doenças respiratórias como rinite, sinusite, asma, entre outros. O impacto para essas pessoas pode ser agravado pela grande ocorrência de incêndios em áreas verdes neste período do ano. Para especialistas, quanto maior o tempo seco, maiores devem ser os cuidados para evitar os impactos para a saúde.

Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia aponta que a umidade relativa do ar estará bem distante dos 60% recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), com máxima em 30%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que o índice fique no mínimo entre 50% e 60%.

Associado a isso, Minas Gerais já registra média de um incêndio a cada hora neste ano, número que deve aumentar nos próximos meses com a chegada do pico do período de estiagem, que deve durar até o mês de outubro. Segundo o Ministério da Saúde, no geral, a fumaça afeta as vias respiratórias, agravando os quadros de doenças prévias, como rinite, asma, bronquite e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Os extremos de idade, ou seja, crianças e idosos, são os que mais sofrem, por serem mais sensíveis.

Diante disso, aqui estão cinco dicas recomendadas pela Saúde para passar pelo período de seca sem complicações. Confira:

  1. Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco. É importante levar consigo sempre uma garrafinha contendo água fresca, assim a hidratação é mantida o dia todo
  2. Faça refeições leves com muitas frutas e legumes
  3. Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia,  entre 10 horas da manhã e quatro da tarde
  4. A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade. Use hidratantes para ajudar
  5. Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas nos olhos e no nariz caso sinta necessidade. Na hora de dormir, use umidificadores de ar à venda em farmácias. Caso não tenha acesso ao aparelho, use truques caseiros como deixar uma bacia cheia de água ao lado da cama ou pendurar uma toalha molhada na porta que podem funcionar como umidificadores “naturais”

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *