• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Éris: nova subvariante da Covid já circula em Minas, afirma secretário de Estado de Saúde

Redação1 de setembro de 20234min0
covid19_160112
Éris, a nova subvariante da Ômicron, já deve estar circulando em Minas, apesar da falta de exames para atestar o cenário.

A afirmação é do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, que participou nesta sexta-feira (1º) de uma campanha de conscientização em Belo Horizonte sobre a importância da doação de órgãos.

Apesar de mais transmissível, a Éris não está associada a casos mais graves ou mortes por Covid-19, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A mutação está na lista das “variantes de preocupação”, conforme o próprio secretário reforçou. De acordo com ele, é “esperado” o aumento no número de casos, com reduções em sequência.

Baccheretti destacou que as pessoas imunizadas não devem se preocupar. “Quem está vacinado pode ficar seguro, a vacina diminui os casos de internações e os óbitos. Lembrando que boa parte da população não tomou o reforço”.

De fato, conforme o Hoje em Dia mostrou nessa quinta (31), o vacinômetro da SES-MG indica que 67,28% retornaram aos postos de saúde para receber a primeira dose de reforço contra a doença.

Já a cobertura infantil não atinge nem metade do público. Segundo o painel, somente 40% tomou a segunda dose e apenas 4,17% o primeiro reforço. A recomendação é que crianças e adolescentes recebam três doses da vacina e adultos e idosos, quatro.

Também ontem, foi mostrado que o número de casos de Covid-19 no Brasil aumentou em agosto. Um levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) mostra que a taxa de positividade dos testes dobrou em relação a julho, passando de 7% para 15,3%. Nos estados analisados, Minas (21,4%) tem a maior taxa de positividade.

Segundo o secretário de Estado de Saúde ainda não há reflexos em internações de casos graves em Minas.

Fonte: Hoje em Dia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *