• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Ficar muito tempo sentado no vaso aumenta o risco de hemorroida? Entenda

Redação31 de outubro de 20234min0
coco-fezes-banheiro-1650910107128_v2_900x506.jpg
Muitas pessoas têm o hábito de mexer no celular dentro do banheiro por longo período, o que pode parecer inofensivo, mas não é

Se você faz parte do grupo de pessoas que adora aproveitar o momento de ir ao banheiro para sentar no vaso e esquecer da vida ou ficar no celular por longo tempo, saiba que esse hábito não é nada saudável. Especialistas alertam que esse costume pode aumentar a chance de a pessoa ter problemas de hemorroidas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 50% das pessoas com 50 anos ou mais sofrem de doença hemorroidária. Além disso, a cada ano, cerca de 25 mil pacientes passam por cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) devido a essa condição.

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) explica que as hemorroidas são estruturas formadas por vasos sanguíneos localizadas na parte interna do canal anal. A doença hemorroidária ocorre quando essas partes inflamam ou aumentam de tamanho. Mas, como então o simples hábito de ficar sentado no vaso poderia ser um problema?

“Na verdade, essa prática é um dos fatores de risco. Não só pelo tempo de ficar sentado no vaso, mas também pelo esforço que a pessoa acaba fazendo para evacuar. Esse forçar, por si só, também está associado ao tempo sentado no vaso. O que nos leva a crer que isso não é um hábito saudável, e acaba contribuindo para a complicação da hemorroida até em pessoas que têm o intestino saudável,” explica o coloproctologista da Santa Casa BH, Matheus Duarte Massahud.

Outros fatores – citados pelo médico – que também influenciam no surgimento da doença hemorroidária são: a gestação, porque o crescimento do feto aumenta o peso sobre a pélvis, e também o intestino da grávida fica mais lento, e a idade, uma vez que a medida em que a pessoa vai envelhecendo, vai perdendo as fibras musculares que sustentam as hemorroidas.

Veja outros pontos destacados pelo coloproctologista:

Tempo médio: com relação ao intervalo recomendado para a pessoa ficar sentada no vaso, Matheus diz que não existe uma orientação oficial, mas “estima-se que de 5 a 10 minutos seja o tempo suficiente para fazer a necessidade, se higienizar e sair do banheiro.”

Quando ir ao banheiro: a pessoa só deve se sentar no vaso quando realmente tiver vontade de evacuar. “Tem gente que vai ao banheiro porque acha que estaria na hora de fazer a necessidade. E aí fica lá sentada por muito tempo. Mas se você fez um esforço leve, e não conseguiu fazer nada, é melhor se levantar do que se esforçar muito ou permanecer por muito tempo sentado.”

Postura e posição correta: a angulação do ânus com o reto favorece a passagem das fezes, mas quando a pessoa está sentada a 90 graus, o ângulo fica prejudicado. “A dica é apoiar os pés em um banquinho, de forma que o ângulo anorretal fique mais aberto e facilite a evacuação.”

Cuidados essenciais: é importante que depois de fazer as necessidades, as pessoas façam a higiene da região anal. “É recomendado, primeiramente, o uso da ducha higiênica, e depois, passar o papel delicadamente para secar. Quando o paciente tem o problema de hemorroida e utiliza o papel antes, isso pode gerar coceira e sangramento.”

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *