• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Valor não é Preço

Redação28 de novembro de 20239min0
dinheiro-c08993098b
por Celso Ciampi

Infelizmente ainda temos pessoas que acham que o dinheiro serve como forma de agradecimento, não é, dinheiro paga serviço prestado, trabalho, favor se paga com gratidão e retribuição em outro momento para demonstrá-la. A maioria das pessoas que fazem uma gentileza não esperam em troca pagamento em dinheiro, esperam gentileza de volta, só isso. Já quem é gentil esperando recompensa financeira não o é de verdade.

Mas, para um grupo de pessoas, o dinheiro é sinônimo de gratidão, e não me venha falar de gorjeta, pois elas são a demonstração de que o atendimento foi bem feito e você ficou satisfeito, é outra coisa, afinal, o garçom ou o mensageiro do hotel estão ali trabalhando e quanto mais gentis forem com os clientes sua renda cresce, fosse por gentileza pura e simples ele não cobraria um salário do seu empregador.

Sei que esse assunto é espinhoso, mas se eu faço uma gentileza a alguém e ela me dá um dinheiro, eu me sinto ofendido, pois se eu fosse fazer algo por dinheiro eu cobraria antes, dizendo quanto custa o meu serviço. O que pensam, talvez, é que pagando pela gentileza fica tudo quite e depois não será necessária a retribuição, pois já foi devidamente retribuído com um troco qualquer. Eu sempre me ofendo quando, depois de fazer uma gentileza, alguém me estende uma nota de dinheiro.

É preciso aprender a dar valor ao que tem valor e preço ao que tem preço, são coisas completamente diferente e isso deve ser ensinado desde criança. Tirar um dinheiro do bolso e dar a uma pessoa é uma forma do outro se sentir superior, talvez, e eu repito talvez porque pode ter um tanto de outros motivos, por exemplo: não saber dizer “obrigado”, ou até uma forma de dizer que ele poderia fazer aquilo sozinho e você se meteu ali para ter um ganho financeiro, nesse caso é só recusar a ajuda e tudo fica certo.

Que me pague uma cerveja por gratidão, que me retribua o favor depois, que simplesmente me agradeça com um “obrigado!”, que tem um efeito muito mais profundo do que dar um dinheiro. Se eu quiser seu dinheiro eu digo, sem fazer rodeio que “faço desde que me pague tanto…”, pronto, está resolvido, se você achar que mereço pague, senão, faça sozinho! Mas se te faço uma gentileza, seja ela qual for, não me venha com dinheiro, posso não fazer verbalmente, mas mentalmente te xingarei de nomes impronunciáveis.

O fato de dar o dinheiro pode, de certa forma, tornar o outro seu “empregado”, pois, a depender, ele sempre estará disposto a te ajudar só para levar um trocado e quando você não der mais nada, pode ter certeza de que o “negócio” acaba ali, a gentileza vira um monte de desculpas por não poder fazer o que você pede. Preste atenção e faça o teste com quem você tem o hábito de agradecer com um trocadinho, depois me fala, raros são os que continuam a ser gentis sem receber um troco no final.

Primeiro, preço é o que tem marcado nos produtos de uma prateleira, o trabalho tem preço, um imóvel tem preço, um carro tem preço, tudo o que é vendido tem preço, precisa de dinheiro para ser adquirido. Já o amor, a amizade, a gentileza, o carinho, a atenção, todos eles têm valor, são atitudes e sentimentos que tocam o coração e nos fazem bem, algumas delas, como a gentileza e a caridade, fazem mais bem a quem faz do que a quem recebe, isso é certo como a luz do sol, dinheiro não compra, pode até atrair alguma coisa parecida, mas os sentimentos verdadeiros nunca podem ser comprados.

Se engana quem acha que pode tudo porque tem dinheiro, pode, sim, muita coisa, mas não pode subjugar ninguém, daí não é mais uma relação saudável passa a ser uma relação de dominação, ou seja lá o nome que isso tenha. Na verdade, ninguém pode tudo, porque tem as coisas que não podem, são muitas e dão até cadeia, quando a lei assim determina.

O poder nem sempre está atrelado ao dinheiro, conheço muita gente com um poder enorme que não tem um tostão furado, tem quem nem percebe todo esse poder e tem os que percebem e nem por isso o exercem em causa própria, procuram ajudar os outros. O poder advindo do dinheiro tem a ver com subjugar o outro, manter ele lá embaixo para que este sirva de escada ou seja um pau mandado mesmo.

Valorizar uma pessoa é fazê-la se sentir bem do jeito que ela é, é ser amigo só por gostar mesmo daquela pessoa, é entender que o que ela faz é importante para ela e se isso te faz bem, aplauda, diga a essa pessoa que ela te faz bem e não deixe para falar depois, uma palavra boa tem mais valor do que o dinheiro, um gesto de carinho honesto vale mais do que um punhado de ouro. Dinheiro e bens conquistamos com nosso trabalho, já o que tem valor conquistamos com nosso jeito de ser, pense nisso e passe a ver a vida com outros olhos.

Há um valor imenso quando uma criança te abraça e diz que gosta de você, na sua inocência ela não quer nada mais do que você já dá a ela, sua atenção, crianças não querem dinheiro, a não ser que alguém as ensine valorizar o dinheiro, ela quer uma bala, um doce, mas não em troca de seu amor, e sim porque gostam disso mesmo e ficam felizes quando ganham uma guloseima, mas o que ela deseja mesmo é que você a faça feliz do jeito que você é, não há interesses maiores nessa relação.

Para valorizar a pessoa, um empregado, por exemplo, a quem você já paga um salário combinado em contrato, é só o tratar com dignidade e respeito, elogiando no momento de elogiar e cobrando no momento de cobrar. Tratar bem, um funcionário, não é ser conivente com os erros e dar mais dinheiro pelos acertos, a não ser que essa recompensa financeira esteja em contrato, é simplesmente ser gentil e honesto com o outro.

Dinheiro é bom, sim, não faz mal ter, mas ele não é tudo, você pode até me chamar de mentiroso, mas não sou, pergunte quanto cobro por este texto, e escrevo qualquer um dos meus textos com o mesmo esmero e cuidado, tanto os que me pagam para escrever, quanto os que eu faço sem receber nada, porque gosto de escrever e de ser lido. Só de estar sendo publicado e lido por você já fico feliz. Obrigado!!

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *