• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

O tempo que Desperdiçamos…

Redação12 de dezembro de 20239min1
por Celso Ciampi

Para início de conversa, o tempo não pode ser recuperado, uma vez que ele não volta atrás, portanto, todo tempo que perdemos ou desperdiçamos em coisas sem importância foi para o ralo da nossa história, sem dó nem piedade. Pense nisso quando estiver nessa situação, se você perceber que está nela!

Perdemos muito tempo enrolando o que temos a fazer, deixamos para depois o que devíamos fazer agora, na certeza de que teremos tempo depois, no entanto ele corre muito, sem ter como o controlarmos, afinal o tempo é senhor de si e não dá a menor bola para nós, reles mortais. No final, acontece aquele corre-corre já conhecido, de gente pedindo ajuda para concluir qualquer coisa que poderia já ter concluído no tempo determinado e não o fez para desperdiçar seu tempo em outras coisas de menor importância, mas que hoje ganharam tamanha importância na vida de algumas pessoas, que sofrem de ansiedade se não souberem o que fulano ou sicrano estão fazendo naquele exato momento, mesmo sabendo que aquilo tudo pode ser uma tremenda mentira, montagem mesmo, as redes sociais.

Lembro aos senhores e senhoras leitores que a vida acontece aqui fora, por trás dessa tela que ora você está olhando e lendo esse texto. O mundo é real, as contas são todas reais e as pessoas que estão à nossa volta são como você, de carne e osso, e precisam de atenção, também como você. Um avatar é apenas um avatar, um bonequinho virtual que você pode mudar a qualquer momento, e até matar se quiser, e nada vai acontecer, já declaro que não tenho meu avatar, apesar da rede social ficar me perturbando para que eu o faça, mas se eu o fizer talvez ele seja totalmente diferente do que sou, cabeludo, surfista, descolado, bronzeado e lindão, talvez não e eu o faça assim como sou, baixinho, barrigudo, de óculos e careca, nada disso me envergonha, e se for o caso de ter vergonha, então eu que me cuide e vá malhar, ora essa! Porque minha altura, minha miopia e minha careca não tenho como resolver, uma vez que não sou muito afeito a cirurgias e anestesia, além de não crescer mais.

Mas enquanto o tempo passa aqui fora, o sol nasce todo dia, aliás, há quanto tempo você não tira uma horinha para ver o sol nascer? Já viu? É lindo, e recomendo que você não morra sem ver esse espetáculo natural e de graça que todo dia acontece em todo lugar o mesmo horário, você nem precisa viajar, enfrentar filas e pagar para ver. Amanhã faça isso, acorde cedo, procure um lugar legal aí na sua cidade mesmo e aprecie esse espetáculo, depois estará liberado para perder seu tempo nas redes sociais, mas acho que depois dessa experiência, você vai deixar isso de lado um pouco e olhará em volta para ver o que mais a natureza tem de belo. Vale a pena cada minuto de contemplação e dá cada foto espetacular, eu garanto!

O tempo que não temos para as pessoas importantes em nossa vida também é jogado fora, é uma tristeza alguém sentar-se na mesa de um bar com os amigos e cada um ficar olhando o celular, sem nem olhar um na cara do outro, silêncio. Se for assim, prefiro ir sozinho, ou nem ir, eu chamo a atenção de quem está comigo e fica nessa. Não há lugar melhor para jogar uma conversa fora do que em uma mesa de bar, com uma cerveja bem geladinha e uma porção de torresmo para tirar o gosto, ou seria dar mais gosto? Eu acho que deixa muito mais gostoso o papo fiado que limpa a mente e nos renova para a vida real.

A vida é uma só, isso é fato e um clichê, mas é válido falar sobre isso o tempo todo, cada dia é único e seria bom vive-lo com intensidade a cada momento, afinal a vida é vivida várias vezes enquanto ela ainda pulsa. Amigos, parentes, vizinhos – mesmo os chatos -, são importantes. O cantar dos pássaros logo pela manhã é lindo, é vida de verdade acontecendo, quem dera eu tivesse um galo para cantar logo às quatro da manhã todo dia! Mas não tenho, moro em apartamento e, certamente, meus vizinhos iam reclamar, talvez até se tivesse uma casa aqui dentro da cidade e um galo, eu seria bastante xingado, mas é a vida real, a que acontece aqui do lado de cá da tela, onde temos sede, fome e sono. Além de nos incomodar com o canto de um simples galo.

Já pensou em como a vida seria chata se nada disso houvesse? Ou está tão perdido aí no mundo virtual que a realidade te incomoda? Mude essa percepção, faça mais por você, conheça gente real, que você pode tocar, eventualmente namorar, mas sabendo quem é realmente. Se é tímido, te dou uma dica importante: também sou, mas um dia eu acordei e resolvi encarar as pessoas frente a frente, se me mordessem eu ia morder também, decidi, sabe o que aconteceu? Nada. Ninguém me mordeu, eu não precisei morder ninguém e hoje converso com todo mundo onde estou, nem me preocupo com o que acham de mim, precisava disso para ser escritor, fazer texto para pessoas que nunca vi e, talvez, nunca vou ver, lerem, se divertirem com meus poemas e contos malucos que escrevo, e saber lidar com os elogios e as críticas, às vezes ácidas, mas não deixo que nem um e nem outro me abalem, apenas continuo escrevendo e publicando enquanto tiver um veículo de comunicação disposto a fazer isso por mim e a cabeça permitir.

Pare de perder seu tempo com besteiras, isso é, passar o tempo todo envolvido com elas, aproveite o mundo real, mesmo do jeito que ele está, quase insuportável, ainda é de verdade, diferente do mundo virtual e irreal, onde todo mundo é feliz, bem-sucedido e não tem problemas. Você acredita nisso? Eu não! Problemas todo nós temos, maiores e menores, a depender da forma como os tratamos, ricos são poucos, cerveja todo mundo pode comprar ao menos uma num dia qualquer, viagens fazemos de vez em quando, a depender do orçamento permitir ou se uma tia rica resolver emprestar o apartamento da praia por dois dias.

Venha aqui para fora, aproveite seu tempo real fazendo coisas reais, se relacionando com pessoas reais, vivendo histórias reais e ricas, pois só elas nos enriquecem enquanto pessoas, nada é mais valioso do que aproveitar a vida que temos do jeito que podemos!

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Um comentário

  • Wanderson Geraldo Ferreira

    15 de dezembro de 2023 at 9:44

    Parabéns perfeitas colocações

    Responder

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *