• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Especialistas alertam sobre os perigos da combinação de bebidas alcoólicas e remédios psicotrópicos nas festas de fim de ano

Redação18 de dezembro de 20233min0
shutterstock_1160653426-1024x683
Mistura também pode causar problemas graves como arritmia cardíaca e convulsões

Com a aproximação das festas de fim de ano, os psiquiatras do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) alertam para os riscos da combinação bebidas alcoólicas e medicamentos psicotrópicos. A mistura pode causar crises de desregulação emocional, sonolência, perda temporária de consciência, arritmias cardíacas, convulsões, lesões hepáticas e aumento do risco de acidentes.

A lista de reações é ainda mais extensa, pois a mistura também pode diminuir a eficácia dos medicamentos. A redução do efeito está associada ao agravamento de problemas psiquiátricos e ao aparecimento de respostas adversas da medicação. Estão mais vulneráveis as pessoas com transtornos ansiosos, de humor, síndromes psicóticas e de personalidade.

O psiquiatra do HSPE Dr. Michel Haddad alerta também que é neste período que muitas pessoas exageram nas doses de bebidas alcoólicas. “A cultura das celebrações, bem como a de amenizar frustrações, com bebidas alcoólicas, pode impulsionar as pessoas ao consumo abusivo e à exposição crônica ao álcool, que, eventualmente, leva à dependência.”, explica o especialista.

A lista de medicamentos que interagem com o álcool é longa e é imprevisível o impacto da combinação no emocional e no físico das pessoas em tratamento com psicotrópicos. Por isso, esse grupo de pacientes deve evitar o consumo de bebida alcoólica. Em casos de consumo e surgimento de sintomas adversos, é aconselhável procurar por atendimento médico de urgência e evitar a automedicação.

Sobre o Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 160 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital.

(a4&holofote comunicação)

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *