• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Cooperação – por Antero Costa Filho

Redação22 de dezembro de 20236min0
Dr Anteroficial
Deixe saudades e não alívio aos que ficam...

Devemos assumir a direção das nossas vidas, sabendo que no “Teatro da Vida” não existe ensaios. Somos protagonistas e críticos das nossas ações. Também somos plateias! Autoconhecimento com autoestima ou auto decepção! A opção é nossa! As consequências também!

Significa manter-se na realidade, sem ilusões, encarando a vida como ela é, dentro das quatro linhas. Surge do diálogo assertivo (verdades e respeito mútuo) entre o nosso cérebro e o coração! Em outras palavras “auto diálogo” entre amigos antigos e verdadeiros. Confiáveis!

Muitos de nós nos sentimos confortáveis “em cima do muro”! Temos medo de enfrentar a vida como ela é! Abrimos mão da leveza de estar com os pés no chão. Nos iludimos com da “Zona de conforto” Assim, acrescentamos “anos” em nossas vidas!

Outros, acrescentamos “vida” nos nossos anos vivenciados! Corajosos enfrentamos “os medos”, as adversidades naturais de quem vivencia a vida, nos sentimos “livres/leves/soltos” e com “foco/força/fé”, lutamos para crescer na vida.

Aqueles passam pela vida em “branco-preto” e estes dão “colorido na vida” por onde passam!

Nosso comportamento humano com livre-arbítrio nas escolhas individuais, decide quem queremos ser. Passageiro ou gerente da vida vivenciada!

Está difícil de “colocar os pés no chão”; o mundo está ficando insuportável (globalizado / instantâneo / negativamente competitivo, corrupto e repleto de oportunismos)! Insuportável!

No sentido figurado, uma revolução pode ser o sinal de uma transformação sociocultural profunda. Uma mudança radical dentro da sociedade, que ocorre no contexto político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma “Nova Ordem Mundial”, que é instituída pelas forças políticas e sociais vencedoras!

Chega de fantasias / ilusões / competições / sonhos irreais / promessas não cumpridas / reações instintivas e “surdez/cegueira/boca calada”! Acorde com o poder dos conhecimentos!

Chega de informações, adquira conhecimentos escute as sabedorias. Sábios mudam de opinião! Imbecis preferem ter razão a serem felizes! A ignorância é destrutiva e contagiante. Pode nos ferir e inclusive nos matar!

Ignorância não se deixa tocar pelos conhecimentos que advém das evidências científicas. A ignorância é responsável pelas injustiças / guerras / revoluções / levantes / atentados / terrorismo / fome / miséria / doenças / mortes / crimes, etc… todos os tipos de injustiças e infortúnios que nos fazem padecer e morrer!

Só a educação (informal, formal com leveza e qualidade) pode nos trazer de volta à realidade, com os pés no chão / sem fantasias / sem ilusões / sem promessas não cumpridas / sem as ansiedades / depressões e insônias. …sem discussões infundadas oportunistas e pretenciosas, negando as evidências empíricas e científicas! O poder de transformação sociocultural positivo / persistente / eficiente / eficaz, está em assumir que:

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *