Período de matrículas na rede estadual de Minas começa nesta terça-feira
O prazo para a confirmação da matrícula para quem fez o cadastramento escolar 2024 na rede estadual de ensino de Minas Gerais começa nesta terça-feira (26 de dezembro). Para finalizar o processo, é necessário comparecer à secretaria da unidade escolar a qual o estudante foi direcionado pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).
Para saber a escola à qual foi encaminhado para matrícula, o estudante ou responsável deve informar o número de inscrição e data de nascimento do candidato inscrito no sistema. Em caso de perda do número de inscrição é possível resgatá-lo no próprio site do cadastro, basta clicar em “esqueci meu número de incrição”, informar nome completo, tipo de ensino, data de nascimento e nome do pai ou mãe.
O período de matrícula na rede estadual será entre os dias 26 de dezembro e 12 de janeiro. Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a documentação listada na Resolução SEE nº 4.917/2023 e procurar a unidade escolar para qual foi direcionado, de acordo com o encaminhamento realizado pelo Sucem.
Já a confirmação das matrículas da rede municipal de ensino se dará conforme cronograma de cada secretaria municipal de educação.
Renovação
Neste ano, o processo de Renovação da Matrícula é automático para quem já se encontra matriculado e é frequente em uma escola da rede estadual de ensino. No caso dos estudantes matriculados na rede municipal que aderiram ao Sucem, os critérios de renovação variam e são estabelecidos pelo próprio município.
Portanto, famílias e estudantes devem entrar em contato direto com a rede de ensino municipal para mais informações. Em todo o estado, mais de 700 municípios aderiram ao Sucem. A lista com todos os municípios pode ser acessada neste link.
O sistema indica as escolas estaduais e municipais mais próximas do endereço informado do candidato, de acordo com a etapa de ensino pretendida. Nos municípios em que não houve a adesão ao Sucem o sistema exibirá apenas as escolas estaduais.
Fonte: O Tempo