• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Hemominas inicia campanha para repor estoques de sangue

Redação27 de dezembro de 20234min0
doador_sangue_doação_-_crédito_Adair_Gomez_(2)
A unidade do Hemominas em Passos lançou a campanha de busca ativa de doadores para tentar repor estoques de sangue, principalmente do tipo O negativo, e também do positivo.

A campanha é realizada nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando os estoques costumam diminuir ao mesmo tempo em que a demanda aumenta em épocas de Fim de Ano, férias escolares e Carnaval devido à alta em acidentes de trânsito, por exemplo.

A responsável pelo Setor de Captação, Daniela Martins Vieira, afirma que, ao iniciar as atividades nesta terça-feira, havia apenas 13 bolsas de O negativo e 19 de positivo para atender 10 hospitais, incluindo os de cidades da região, e quatro agências.

“Ao longo dos anos, a quantidade sempre foi baixa, mas, nesta época até o início de fevereiro, podemos considerar crítica a situação do estoque, porque a maioria dos doadores desaparece. É comum termos que contatar por telefone, os da lista de cadastrados, ao notar a iminente falta dos dois tipos de sangue”, afirma Daniela.

Segundo ela, o aumento no número de acidentes de trânsito nos períodos de fim de ano e de férias contribui para a diminuição nos estoques nos bancos de sangue.

“É comum todos verem e ouvirem através das mídias, o aumento de feridos graves em boa parte das estradas de todo o país por ocasião dos períodos natalino, de Ano Novo, de férias e de Carnaval. Tudo isso impacta diretamente no aumento das emergências e urgências hospitalares, culminando com a crescente transfusão de sangue durante as cirurgias”, afirma.

CARAVANAS

De acordo com a responsável pelo setor, as caravanas de doadores dos municípios vizinhos são extremamente importantes para manter o estoque acima da normalidade, porque a quantidade de pessoas por dia, semana ou mês faz com que as bolsas demorem a se esgotar. Normalmente, com o apoio das prefeituras, há o agente de captação que chega a reunir entre 15 e 30 pessoas a cada 15 dias, mais ou menos.

No caso, o agendamento pode ser efetuado diretamente com Daniela, através dos telefones 35-3211-4800 ou 35-9-8414-1224. As cidades que normalmente atuam na campanha do Hemominas de Passos são Piumhi, Cássia, Carmo do Rio Claro, Pratápolis, Jacuí, Monte Santo de Minas, Itamogi, São Sebastião do Paraíso, Ilicínea, Guapé, Nova Resende e Alpinópolis.

Segundo Daniela, os interessados em doar sangue devem fazer o agendamento por meio site www.hemominas.mg.gov.br ou no Hemonúcleo, da rua Dr. José Lemos de Barros, 313, Bairro Umuarama, entre 7h e 11h30 em dias de semana.

Fonte: Clic Folha

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *