• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

“Cometa do Diabo” será visto nos céus em 2024

Redação5 de janeiro de 20243min0
1_cometa-22305875
O cometa do diabo deverá ser visível de abril a junho e podem render observações impressionantes da sua cauda com formato de chifres

O Cometa do Diabo, ou 12P/Pons-Brooks, deverá tomar conta do céu em 2024. Com sua aproximação do Sol prevista para acontecer em abril, ele ainda deverá ser visível a olho nu no céu noturno por alguns meses, o que tem chamado atenção de astrônomos e entusiastas do espaço.

O corpo celeste é conhecido como Cometa do Diabo devido a sua cauda de chifre que fica aparente em seus períodos de maior atividade. Em 2024, uma nova etapa de sua jornada irá começar e o resultado promete ser impressionante.

Para quem tem pressa:

  • O cometa do diabo será visível a olho nu de abril, quando atingir magnitude +4, até junho de 2024;
  • Sua cauda com formato de chifres pode render observações impressionantes;
  • A atividade do 12P/Pons-Brooks é quinzenal, e deve ficar mais intensa à medida que ele se aproxima do Sol.

O 12/Pons-Brooks possui um ciclo que dura cerca de 71 anos, e deverá começar a ser visível a olho nu a partir de abril, quando sua escala de brilho irá atingir magnitude +4 e seu periélio acontece. No entanto, ele ainda poderá ser visto até junho, quando acontecerá o momento que ele estará mais próximo da Terra.

Erupções do Cometa do Diabo

A visualização do cometa poderá ser um verdadeiro espetáculo, isso porque, segundo o astrônomo Richard Miles, em resposta a Spaceweather.com, ele se comporta como um gêiser expelindo gelo e água periodicamente.

O cometa com cerca de 30 quilômetros de diâmetro possui atividades criovulcânicas a cada 15 dias. Essas atividades se tornam mais intensas à medida que o 12P/Pons-Brooks se aproxima do Sol, fazendo com que ele aqueça e acumule pressão até que uma erupção de monóxido de carbono e nitrogênio liberem gelo e gás no espaço.

Essas explosões geram visões espetaculares do cometa, principalmente devido a um entalhe em sua crosta, que impede que o criomagma saia pelo espaço. Isso faz com que sua cauda tenha um formato irregular, que parece uma nave espacial de ficção científica ou chifres, o que origina seu nome Cometa do Diabo.

Já seu nome científico é em homenagem aos cientistas que o descobriram, o astrônomo Jean-Louis Pons, em 1812, e William Robert Brooks, em 1883.

Fonte: Olhar Digital

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *