• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Estradas Vicinais – Coluna Agronegócio – Denise Bueno

Redação5 de janeiro de 20244min0
Ucha
O Sudoeste de Minas não vive somente do café com leite. A diversificação de culturas é uma realidade

Carmem Lucia Chaves de Brito, a Ucha

Estradas Vicinais

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está reunindo esforços para dar celeridade na recuperação e ampliação de estradas vicinais em todo o país. Por meio de convênios, até o momento, já foram liberados mais de R$ 951 milhões para estados, municípios e consórcios viabilizarem 572 obras em quase todos os estados brasileiros. A iniciativa visa melhorar o escoamento da safra e a infraestrutura logística da produção, além de facilitar o deslocamento da população rural.

O projeto de recuperação de estradas vicinais é executado pela Secretaria-Executiva e pelas Superintendências Federais Agropecuárias (SFA), ambos do Mapa. Já os recursos são provenientes de emendas parlamentares para atender as demandas de municípios e estados brasileiros.

As prefeituras que apresentaram os projetos para análise técnica do Mapa já contam com as obras em fase adiantada. Em Minas Gerais estão sendo executadas 84 obras em parceria com 69 municípios e com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias.

BSCA

Em assembleia realizada no fim de 2023, os conselheiros da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) elegeram Carmem Lucia Chaves de Brito, a “Ucha”, presidente da entidade para este ano, até 30 de novembro de 2024. Representante das fazendas Caxambu e Aracaçu, em Três Pontas (MG), ela retorna à função que exerceu por dois anos, de 2017 a 2019, sucedendo Henrique Cambraia, que será seu vice nesses 12 meses.

35 anos

Quem se prepara para comemorar os seus 35 anos de fundação em 2024 é o Sicoob Credicarmo, cooperativa de crédito de Carmo do Rio Claro. Fundada pelos diretores da extinta Coopercamo e apoiadores, a cooperativa cresceu nesse período, se solidificou e ampliou suas atividades para o município de Alterosa e no Estado de São Paulo, em Ribeirão Preto. Tem ampla atuação na comunidade com ações sociais e apoio à educação. A partir da livre admissão atende produtores rurais e toda a população.

Rota do vinho

O Sudoeste de Minas não vive somente do café com leite. A diversificação de culturas é uma realidade e, nos últimos anos, a vinicultura ganhou forças por aqui com as vinícolas Quintas do Camargo e do Canário.

A Quinta dos Camargo está localizada no município de Fortaleza de Minas e mantém um restaurante, com cardápio diferenciado, bem ao lado das parreiras, e oferece uma experiência diferenciada para os apaixonados por vinho e natureza. A Quinta do Canário está localizada no município de Passos e oferecerá em breve degustações guiadas, almoços e jantares harmonizados e visitações com degustação. Duas ótimas opções de lazer e novas experiências para os apaixonados por vinhos e turistas que visitam a região.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *