Perder Tempo é Desperdiçar Vida
Nada mais oportuno do que nos primeiros dias de ano novo falarmos sobre a perda de tempo, um mal que acomete muitas pessoas no mundo moderno sem que elas nem percebam, distraídas que estão perdendo todo o seu tempo.
É justamente essa distração com relação à vida real que faz as pessoas perderem seu precioso tempo nos aplicativos de mensagens, no celular e nas redes sociais, que as tiram do mundo real, transportando-as para um mundo imaginário paralelo, que normalmente não condiz com a verdadeira condição social e financeira das pessoas que lá aparecem todas “felizes” e “bem-sucedidas”.
O tempo não pode ser recuperado, nem a menor parte dele tem recuperação, cada minuto que é perdido é um pouco de vida que é desperdiçado. E aqui não estou falando de trabalho, de performance, nada disso, além de também ser prejudicial aos dois, mas estou falando de vida social real, com os amigos de verdade, aqueles com quem você conversa no botequim, ou não, caso todos sejam escravos do celular e seus aplicativos.
A vida corre aqui fora, no mundo real, e não dentro da internet. Vejo pessoas que andam pela rua hipnotizadas pelo aparelho, nem olham por onde andam e pouco se importam com o mundo que gira além daquilo.
Se você perde seu tempo dentro dessas redes sociais, como um avatar, procure se desligar um pouco disso, volte seu olhar para o mundo que há aqui fora, ele está precisando de você, de sua atenção, tão maltratado que está. Olhe também para as pessoas, afinal somos oito bilhões de cabeças aqui em cima dessa bola chamada Planeta, e estamos, todos, sofrendo das mesmas consequências de nossa falta de atenção com o meio ambiente, o nosso lugar de fato, calor, tempestades arrasadoras e mudanças abruptas do clima. O mundo te pede socorro e você está aí preocupado com a viagem de fulano, com os feitos que ele diz ter realizado, mesmo que você o conheça pessoalmente e saiba que a vida dele não é bem assim. Para!
O tempo que você perde se perdendo nessas besteiras é vida que escorre direto para ralo, são coisas legais que você poderia estar fazendo, com pessoas igualmente legais, em lugares especiais, e tem gente que prefere ficar ali, jogando preciosos momentos de vida real fora. É absurdamente triste observar uma mesa de bar onde cada um dos que ali estão ficam o tempo todo com o celular na mão, olhando as redes sociais, ou postando ali sua bela happy hour, do que realmente curtindo a presença dos amigos e conversando com gente real, fazendo farra um com o outro.
Tempo e vida perdidos não podem ser recuperados, a vida que você tem e a vida que você quer ter podem não estar em sintonia, já pensou nisso? Se não, pense e pare de jogar sua vida no lixo! Toda vez que você não interage com as pessoas reais, você está desperdiçando o melhor de sua vida, toda vez que você deixa algo para depois, e o “depois” é um tempo muito longo, você joga fora tempo e mais um tanto de vida, deixando ainda mais limitados os dois. O tempo nós temos como mensurar, ele é dividido em, para não ir muito longe, segundos, minutos, horas e dias, que têm, todos, invariavelmente, vinte e quatro horas, onde você precisa encaixar o trabalho, a família, a escola e o descanso. A vida, não temos como mensurar e nem sabemos quando ela vai se acabar, pode ser agora, ou daqui a cinquenta anos.
Se você acredita que é imortal, pode se desfazer dessa crença imediatamente, ninguém ainda é, e se um dia for, não seremos nós, sua vida terá um fim, então por que perde seu tempo em coisas que não te farão realizar nada de interessante? Todo mundo tem um sonho pelo menos, eu, você e toda a civilização mundial, para realizá-lo é necessário colocar cada um deles em ação. Deixando o tempo passar teremos muito pouco espaço para agir no sentido da sua realização dentro da vida que resta, que em algum momento se esvairá, não importa se você é jovem ou velho. O jovem se gaba de que tem mais tempo, já o velho de que tem mais experiência. E eu pergunto: o tempo será suficiente, a experiência será capaz de driblar o tempo? Pense!
Se temos duas coisas finitas nas mãos, o tempo e a vida, não seria melhor fazer com que ambos valessem a pena? Mas o que é “valer a pena”? Viver alucinadamente todas as festas e baladas que puder, ou trabalhar feito um louco para conquistar objetivos? Uns acreditam que atingir os objetivos é o que interessa, e o tempo deve ser dedicado a isso, outros, que a vida desregrada é a melhor que existe, já que os objetivos são difíceis de serem atingidos. Eu te digo que nem tanto lá nem tanto cá, é importante saber dosar um e outro, sem enfiar o pé na jaca em nenhum dos lados, afinal a vida é muito mais do que só farrear ou só realizar grandes feitos.
Quanto tempo perdemos pensando em solucionar algum problema que alguém vem e resolve antes nos deixando com raiva de não ter feito? Pensar apenas não faz acontecer, as pessoas que pensam e fazem, essas não perdem o seu tempo esperando que as coisas fiquem todas alinhadas a seu favor, elas nunca estarão favoráveis, quem deve se alinhar às circunstâncias somos nós, quem deve estar plenamente favorável somos nós e quem deve fazer algo por nós, somos nós mesmos e mais ninguém.
A vida, por si só, nos oferece o viver e mais nada. As oportunidades vêm através de nossas próprias ações, ou seja, temos que cavar cada uma delas através do que fazemos em nossa vida, nenhuma oportunidade bate na porta de alguém se essa pessoa ficar deitada o dia todo na frente da televisão assistindo séries e outros programas inúteis, se entupindo de coisas que não os levarão a lugar algum. Vejo muita gente que sabe tudo sobre determinada série, mas não sabe nada além do básico do seu trabalho, realiza suas tarefas mecanicamente e vê outros colegas conseguirem promoção ou bons contratos, se sentindo injustiçados, talvez, se não desperdiçasse tanto tempo com séries de televisão e fosse mais atencioso com o aprimoramento dos seus conhecimentos, daí, então poderia chegar ao posto desejado.
Pense nisso nesses primeiros dias do ano e reveja sua forma de agir, se você já aproveita bem o seu tempo, bom, continue assim, mas se você joga fora tempo com bobagens, mude sua forma de agir, perder tempo é desperdiçar sua vida!