• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Conheça as três senhas mais comuns em vazamentos de dados no Brasil

Redação31 de janeiro de 20246min0
_97269972_6d0142a2-d28b-46bf-9ec2-82f844c62cb3
Aplicativos conhecidos como gerenciadores de senhas podem ajudar as pessoas a guardar diversas combinações diferentes, com facilidade e segurança

A senha “admin” foi a mais comum em vazamentos de dados no Brasil em 2023, segundo um levantamento do serviço de gerenciamento de senhas NordPass. Em segundo e terceiro lugares ficaram as sequências numéricas “123456” e “12345678”, respectivamente. Para as pessoas aumentarem a segurança de seus dados na internet e no celular, os especialistas em segurança digital recomendam a troca das senhas a cada três meses e a escolha de combinações difíceis de serem descobertas, com letras, números e caracteres especiais como @, # e Ç. Também é importante evitar sequências como a data do aniversário ou o número da carteira de identidade.

Mas o problema é que cada site, software ou aplicativo pede algo diferente. Um solicita que a combinação tenha mais de oito letras, números e caracteres especiais. Já outros pedem apenas senhas numéricas. E como lembrar tantas combinações diferentes?

Um estudo feito pelos pesquisadores da Rutgers, Universidade Estadual de Nova Jersey, confirmou que as pessoas acham difícil lembrar as senhas de todas as suas contas. E que para facilitar a memorização, elas preferiam combinações mais simples e o uso de uma única senha forte para vários sites.

Diante dessa situação, várias empresas decidiram criar programas de computador e aplicativos chamados de gerenciadores de senhas, que guardam as combinações para cada uso diferente. Muitos desses sistemas são pagos, mas há várias opções gratuitas também na APP Store (para Iphone) e na Play Store (para Android).

“Nos últimos tempos, as aplicações de gestão de senhas têm ganhado muita relevância. São espécies de cofres digitais, onde você pode cadastrar várias senhas, e o próprio software digita para você, quando você acessar um aplicativo ou um site”, explica Alan Morais, diretor executivo do Grupo EXA, especializado em tecnologia e soluções de segurança digital.

O banco de dados onde essas informações são armazenadas é criptografado usando uma única chave. Assim, o usuário tem apenas que memorizar uma senha para acesso a todas as outras. E é aí que surge uma outra questão: será que todos esses programas são confiáveis? E se alguém acessar esse software e, de uma vez só, conseguir ver todas as senhas do usuário?

Para o especialista em segurança digital, alguns cuidados são fundamentais na hora de escolher o gerenciador de senhas. “É confiável desde que o usuário pesquise por soluções que são de empresas conhecidas. Quando você baixa um aplicativo, é possível ver a nota dele e o número de pessoas que avaliaram aquele app. Então, tomar bastante cuidado na hora de escolher qual solução você vai utilizar é muito importante”, afirma Alan Morais.

A pedido da reportagem de O TEMPO, o especialista deu duas sugestões de gerenciadores de senhas. “O Kaspersky Password Manager é uma excelente solução. O 1Password também é muito bem falado”.

O Kaspersky é gratuito, mas o 1Password cobra um valor mensal para o uso. Até a última segunda-feira (19), o primeiro estava com uma nota de 4,6 estrelas, em 28 mil avaliações na Play Store. Já o segundo chegou a 4,3 estrelas em 5 mil avaliações.

Veja abaixo cinco gerenciadores de senhas bem recomendados por sites especializados:

1 – Kaspersky Password Manager

O aplicativo tem opções para Android e IOS. A versão gratuita armazena senhas para até 15 sites ou dispositivos diferentes. Até dados de cartões bancários podem ser incluídos com segurança. A versão premium tem mais funcionalidades.

2 – 1Password

O aplicativo também gerencia senhas de vários sites e aplicativos. A pessoa entra no 1Password com uma senha apenas e tem acesso a todas as outras cadastradas. A assinatura individual custa R$ 19,90 por mês.

3 – NordPass

O NordPass é outro dispositivo considerado seguro pelos especialistas em tecnologia. No plano gratuito, é possível armazenar um número ilimitado de itens e obter serviços como um gerador de senhas e a sincronização automática.

4 – Dashlane

Apesar de também ser considerado muito seguro, o Dashlane tem mais restrições em sua versão gratuita. Mesmo assim, é possível armazenar até 50 senhas, mas todas para um mesmo dispositivo. A versão paga custa 39 dólares por ano.

5 – Keeper

O Keeper é famoso por ser um dos gerenciadores de senhas mais fáceis de usar. No entanto, não há versão gratuita. A assinatura custa 2,92 dólares por mês ou 34,99 por ano.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *