• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Combustível: qual o melhor para abastecer antes de viajar?

Redação9 de fevereiro de 20245min0
Destaque-Imposto-gasolina-1140x570
Está em dúvida sobre qual o melhor combustível para abastecer antes de viajar? Preparamos um material para contar as características de cada um, suas vantagens e desvantagens

Vai viajar de carro e não sabe qual o melhor combustível para abastecer? Gasolina ou etanol? Mostramos as características de cada um para que não haja mais dúvida na hora de pegar a estrada.

Na série VRUM DE VERÃO, a nossa equipe preparou alguns vídeos para dar dicas de como viajar da melhor maneira possível e, assim, suas férias serão prazerosas desde o começo. Então, além de entender quais os aspectos de cada combustível, confira os outros episódios que já postamos:

Qual o melhor combustível para viagem?

O melhor combustível para viajar é a gasolina, já que com ela o veículo terá mais autonomia. Se for uma viagem curta, com até uns 400 quilômetros de ida e volta, é possível que nem haja necessidade de abastecer no meio do caminho, reduzindo as chances de encher o tanque com combustível adulterado e evitando paradas desnecessárias.

No entanto, fique atento. Se você encontrar um posto de combustível confiável ao longo da viagem, vale a pena completar o tanque com gasolina para não voltar com pouco combustível, o que te deixaria vulnerável caso algo saia do script ao longo do caminho.

Quando vale a pena usar etanol?

Carro branco abastecendo ao lado de bomba de gasolina.
Abastecer com gasolina dá ao veículo maior autonomiaFoto: Marcos Vieira/EM/D.A Press

Mas, se a viagem for pertinho, pode ser vantajoso optar pelo etanol. É que o combustível derivado da cana de açúcar costuma acrescentar mais torque e potência ao motor, o que é muito bem vindo em um carro 1.0 fraquinho.

Para essas viagens em que o destino é próximo, quando a autonomia mínima é ‘folgada’ para ir e voltar, também é possível escolher o combustível – etanol ou gasolina – pelo preço.

O preço por litro do etanol é sempre menor que o da gasolina, mas isso não significa que ele seja sempre vantajoso. É que a gasolina proporciona ao veículo maior autonomia, pois seu consumo chega a ser 30% a 35% inferior ao do etanol.

O etanol seria mais vantajoso caso seu preço equivalesse, em média, a 70% do preço da gasolina. Para isso, temos que multiplicar o valor da gasolina por 0,7 e comparar o resultado com o preço do etanol.

Se o litro da gasolina está, por exemplo, R$ 5, o preço do litro do etanol teria que estar custando até R$ 3,50 para valer a pena.

Vale lembrar que essa conta depende de vários fatores, como a forma de dirigir, o tipo de carro, o motor e outros. Por isso não dá para cravar que essa conta dos 70% funcione para todos. Com o tempo você vai conhecendo melhor o seu carro e pode definir qual é a relação de consumo entre esses dois combustíveis.

Fonte: Vrum

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *