A preço de banana? Saiba o que está deixando a fruta mais cara nos sacolões
Muita gente anda assustada com o preço da banana nos sacolões da capital mineira, nos últimos dias. Quem quiser ter a fruta em casa, tem que desembolsar até R$ 15,99 pelo quilo. O coordenador de fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio, explica que isso está acontecendo porque a Abanorte (Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas) faz cotações de preços e de colheita dos principais estados produtores do país, como São Paulo, Rio grande do Sul e Santa Catarina. “Se o volume diminui, o preço aumenta”, lembra o especialista.
Segundo Deny, a menor oferta está sendo motivada por uma ventania e chuva de granizo ocorrida nos últimos dias 13 e 14 de fevereiro, que afetou drasticamente a produção no Vale do Ribeira, em São Paulo, um dos principais polos produtores da fruta. “O vento provocou um desfolhamento do bananal e atrasou o processo de amadurecimento, diminuindo a chegada da banana nos sacolões”, explicou.
Efeito deverá ser passageiro
Mas calma… De acordo ele, caso não haja nenhum outro grave contratempo climático, a alta deverá ser momentânea, “O preço precisa voltar ao normal, até porque o consumidor é seletivo. Se está muito caro, ele muda para outra fruta. Simplesmente não compra. A banana já está começando a sobrar nas gôndolas e bancas. É só esperar um pouquinho”, ensinou.
Fonte: Itatiaia