• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • ALMG - Assembleia Presente

IPVA 2024: vencimentos da segunda parcela terminam nesta sexta (23) em MG

Redação23 de fevereiro de 20247min0
carro_ipva_estacionamento_garagem_vaga_veículo__transito_semáforo_engarrafamento_automóvel_caminhão_moto_placa_-_GIL_LEONARDI_(812)_(1)
Donos de veículos de placas com finais 9 e 0 têm até o final do dia para realizar o pagamento; terceira parcela começa a vencer no dia 18 de março

Termina nesta sexta-feira (23) a escala de vencimentos da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 em Minas Gerais. Os proprietários de veículos de placas com final 9 e 0 tem até o final do dia para realizar o pagamento, caso tenham parcelado o imposto.

O pagamento da terceira parcela do IPVA em Minas começa no dia 18 de março, para os veículos de placas com final 1 e 2.

Confira o calendário:

Tabela IPVA 2024; tabela
Cronograma de pagamento das parcelas do IPVA 2024

Divulgação

A expectativa de arrecadação do governo de Minas é de R$10,6 bilhões, R$500 milhões a mais do que no ano passado. A consulta do valor do imposto pode ser feita por meio do número do Renavam do veículo, no site da Secretaria de Estado de Fazenda ou no LigMinas, pelo telefone 155.

Já o pagamento deve ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB e Santander), bastando informar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Quem preferir pode optar pela quitação via PIX. Basta acessar o site www.fazenda.mg.gov.br e, na área do IPVA, escolher a opção emissão da Guia do IPVA e gerar o o QR Code.

PEC que isenta IPVA para carros com mais de 20 anos

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante isenção do IPVA para carros com mais de 20 anos de fabricação irá a plenário para votação nas sessões da próxima semana, segundo indicaram os líderes dos partidos após reunião com o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta quinta-feira (22). O regimento interno prevê que a PEC seja discutida ao longo de cinco sessões antes de ser votada em primeiro e segundo turnos.

A proposta recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nessa quarta-feira (21). O relator, senador Marcos Rogério (PL-RO), justificou que a PEC garante justiça fiscal. “Considerando-se que, em regra, os proprietários de carros mais antigos são das camadas sociais menos abastadas, as despesas com IPVA consomem parcela relevante da renda”, afirmou.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *