• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Dengue: pode vacinar com sintomas ou logo após a infecção? Entenda

Redação27 de fevereiro de 20247min0
content_210922_fabio_marchetto_vacina
Crianças de 10 e 11 anos já podem se imunizar com a Qdenga, mas é preciso se atentar às recomendações

vacinação contra a dengue com as doses da Qdenga já começou em Minas Gerais e, a partir desta terça-feira (27 de fevereiro), fica disponível nos Centros de Saúde da capital. Em meio à corrida para imunizar crianças de 10 e 11 anos, orientações das autoridades de saúde indicam o tempo ideal para vacinar após o diagnóstico de dengue e a atenção aos sintomas da doença antes de procurar o postinho.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a dengue pode ser administrada junto com as demais doses do calendário de vacinação infantil sem nenhum tipo de problema. Assim, a ida ao postinho pode ser aproveitada para atualizar a carteira de vacinação. No entanto, é preciso prestar atenção caso a criança tenha pegado a doença recentemente.

Peguei dengue, posso vacinar?

Em caso de diagnóstico positivo para dengue, a orientação é que a pessoa aguarde seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal. Já se a infecção pelo Aedes aegypti ocorrer entre uma dose e outra da vacina Qdenga, o ciclo vacinal pode ser seguido normalmente. A única exceção é não tomar a segunda dose dentro de um período menor de 30 dias do início da doença.

Posso vacinar com sintomas da dengue?

Não. Da mesma forma que é preciso esperar seis meses após a infecção para vacinar, em caso de sintomas de dengue, o recomendado é procurar um atendimento médico o quanto antes.

O esquema vacional da Qdenga é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses.

Quem já pode se vacinar contra a dengue?

Nesta primeira fase, crianças de 10 e 11 anos podem se vacinar. Depois, o público será ampliado para adolescentes de até 14 anos.

O que levar na hora de vacinar contra a dengue?

Para receber o imunizante, é obrigatório apresentar documento com foto, comprovante de endereço e o cartão de vacina da criança.

Veja data e local da vacinação contra a dengue nas cidades de Minas:

  1. Belo Horizonte: vacinação a partir desta terça-feira (27 de fevereiro) em todos os 152 Centros de Saúde da capital, das 7h às 19h  – veja endereços aqui.
  2. Nova Lima: vacinação a partir desta terça-feira (27 de fevereiro) em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município com sala de vacina, das 7h às 17h  – veja endereços aqui.
  3. Caeté: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16:30h, enquanto durar o estoque, na Sala de Vacinas da antiga policlínica  – veja informações aqui.
  4. Sabará: de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (Postos), exceto a do Pompéu, por não possuir sala de vacinação – veja endereços aqui. 
  5. Santa Maria de Itabira: de segunda a sexta-feira, de 8h às 15h30, na Unidade Programa Saúde da Família (PSF) Dona Nazinha, no Centro – veja informações aqui.
  6. Jaguaraçu: de segunda a sexta-feira, nas Unidades de Saúde da cidade, horário não divulgado – veja informações aqui.
  7. Ribeirão das Neves: vacinação a partir desta terça-feira (27 de fevereiro), das 15h às 20h, nas Unidades de Saúde Central, Veneza e Justinópolis – veja endereços aqui.
  8. Timóteo: vacinação a partir desta terça-feira (27 de fevereiro), de 7h30 às 16h, nas Unidades de Saúde – veja endereços aqui. 
  9. Marliéria: vacinação a partir desta quinta-feira (29 de fevereiro) na Unidade de Saúde Cava Grande, horário não divulgado – veja informações aqui.
  10. Rio Acima: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h, na Sala de Vacina – Anexo da Casa de Saúde Pedro Giannetti (Rua Aninha Marçal, nº 282 – Centro). Mais informações aqui.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *