• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Agro respondeu por ⅓ da economia do país em 2023; entenda

Redação1 de março de 20243min0
safra-graos-agro_k
Setor apresentou o crescimento recorde no ano passado com aumento expressivo na produção de milho e soja

O agro e a indústria extrativa (de petróleo, gás natural e minério de ferro) puxaram para cima o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, de acordo com relatório do divulgado nesta sexta-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta foi de 2,9%.

A coordenadora do Sistema de Contas Nacionais do Instituto Rebeca Palis, em informe sobre o resultado, disse que o recorde da agropecuária que teve expansão de 15,1%, dentro do PIB, em 2023, foi um dos fatores que impulsionaram a economia no ano passado. “Esse comportamento foi muito puxado pelo crescimento da soja e do milho, duas das mais importantes lavouras do Brasil, que tiveram produções recorde registradas pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA)”, afirmou, no comunicado.

Um terço do crescimento da economia brasileira em 2023 veio da agropecuária, de acordo com dados do IBGE. O setor respondeu por um ponto percentual da alta de 3% do valor adicionado do PIB em 2023, que desconta os impostos sobre os produtos.

“Esse ano, o agro teve um papel fundamental no desempenho do PIB. Mesmo com o peso relativamente pequeno na economia brasileira, pode-se dizer que o setor respondeu por um terço do crescimento da economia no ano passado”, disse a coordenadora.

Clima e preço das commodities

Rebeca atribui o crescimento do setor a um conjunto de fatores, como as boas condições climáticas, os preços de commodities, que elevaram investimentos na área, e os programas de transferência de renda, como o Bolsa-Família, que impulsionam a venda de produtos básicos como os alimentos.

“Além disso, os preços de commodities em alta favoreceram investimentos e as exportações”, explicou.

Indústrias Extrativas também tiveram alta

No informe, a pesquisadora detalhou ainda outra influência positiva no resultado do PIB de 2023: o desempenho das Indústrias Extrativas. Essa atividade teve alta de 8,7% em 2023, comentou ela. Isso se deve ao aumento da extração de petróleo e gás natural e de minério de ferro, observou.

Outro destaque positivo no PIB do ano passado, segundo ela, foi a Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, com alta de 6,5%, em 2023. “Houve condições hídricas favoráveis e a bandeira verde vigorou durante todo o ano de 2023. Além disso, o fenômeno climático ‘El Niño’ aumentou a temperatura média, impactando o consumo de água e energia”.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *