• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

MG planeja campanha de vacinação infantil dentro das escolas a partir de abril

Redação7 de março de 20244min0
vacina-3-5a5e1cd697
Objetivo é aumentar cobertura vacinal em crianças e jovens, inclusive com a vacina da dengue

As crianças e jovens de Minas Gerais vão poder atualizar a carteira de vacinação dentro da rotina escolar no próximo mês. Uma campanha de vacinação infantil dentro das unidades estudantis está sendo planejada pelas secretarias de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) e de Estado de Educação (SEE). O objetivo é aumentar a cobertura vacinal de todos os imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, incluindo a vacina contra a dengue para as crianças de 10 e 11 anos – há expectativa para ampliação do público para até 14 anos em abril.

O governo de Minas ainda não detalhou como se dará a campanha, quais escolas estão incluídas e as datas da vacinação. Segundo o Executivo, essas informações serão divulgadas com o avanço do planejamento da ação. De qualquer forma, apenas 22 municípios mineiros receberam a vacina Qdenga, contra a dengue, e vão poder aplicá-la.

Para se ter ideia, em Belo Horizonte, 15 mil doses da Qdenga foram aplicadas no público de 10 e 11 anos até a terça-feira (5 de março) – o que representa 30% do total de doses recebidas na capital (49 mil). O número fez a prefeitura reforçar o chamado para que pais, mães ou responsáveis levem as crianças para se vacinar nos Centros de Saúde da capital.

Já com relação ao calendário de vacinação infantil, em 2023, o Estado registrou aumento na cobertura vacinal em seis dos oito imunizantes recomendados para crianças de até um ano pelo Ministério da Saúde. A cobertura da imunização contra poliomielite em Minas Gerais, por exemplo, saiu de 76,9% em 2022 para 81,5% no ano passado. Para DTP (difteria, tétano e coqueluche), também houve aumento na vacinação. Em 2022, 76,7% das crianças estavam vacinadas com o imunizante. Em 2023, o percentual subiu para 80,8%.

Estado já está conscientizando sobre focos da dengue nas escolas

Procurar focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminar criadouros e, na sequência, repassar esse ensinamento a maior quantidade de pessoas. Essas são ações de combate ao inseto transmissor da dengue, chikungunya e zika que os alunos das escolas estaduais de Minas Gerais estão cumprindo neste início de ano letivo.

A ação acontece dentro das 3.425 unidades de ensino da rede estadual, com cerca de 1,6 milhão de alunos. Na Escola Estadual Professora Maria Amélia Guimarães, no bairro Pirajá, região Nordeste de Belo Horizonte, todos os estudantes foram à caça de possíveis criadouros. “Vamos olhar as lixeiras, vasos de plantas, garrafas e demais objetos que possam acumular água”, explicou a aluna Ágatha Silva, de 14 anos.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *