• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Eclipse lunar penumbral: saiba como observar o evento nesta segunda-feira (25)

Redação25 de março de 20245min0
superlua--eee34de6-3860-4483-b805-7250df24e196
Em 2024, os entusiastas da astronomia poderão observar dois eclipses lunares.

O primeiro do ano ocorre neste mês de março e o último está marcado para acontecer em setembro — apenas o primeiro será visível no Brasil. Mas não se trata de um evento comum, pois o céu noturno apresentará a Lua viajando através da penumbra da Terra e, por isso mesmo, foi nomeado como eclipse lunar penumbral.

Os eclipses lunares geralmente acontecem duas vezes por ano. Este fenômeno ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra, criando uma paisagem no céu na qual parece que o satélite natural está sendo escondido por um grande objeto espacial. Contudo, é apenas a sombra da Terra escurecendo a Lua.

No caso do próximo eclipse lunar penumbral, marcado para ocorrer no dia 25 de março (segunda-feira) de 2024, talvez a observação não seja tão intensa como em outros eclipses.

O eclipse penumbral começará após o nascimento da Lua cheia e será visível dependendo das condições climáticas da noite, mas a potência máxima do fenômeno e o melhor horário para assisti-lo será às 04h12 (horário de Brasília) da madrugada.

“Os eclipses lunares ocorrem na fase de lua cheia. Quando a Terra está posicionada precisamente entre a Lua e o Sol, a sombra da Terra incide sobre a superfície da Lua, escurecendo-a e, por vezes, tornando a superfície lunar num vermelho impressionante ao longo de algumas horas. Cada eclipse lunar é visível de metade da Terra. Se você não sabe que este está acontecendo [o eclipse lunar penumbral], pode perdê-lo. A Lua viaja através da penumbra da Terra, ou a tênue parte externa de sua sombra. A Lua escurece tão ligeiramente que pode ser difícil notar”, a NASA explica em uma publicação oficial.

Como observar o eclipse lunar penumbral

O fenômeno acontecerá na madrugada de 25 de março e será visível em quase todo o mundo; residentes de algumas regiões da América do Norte, América do Sul, Austrália, Ásia Oriental, África e Europa poderão assistir ao espetáculo noturno.

O início será às 01h53 da madrugada e atingirá seu pico às 04h12, enquanto o fim do evento será no começo da manhã, às 06h32.

Dicas para assistir ao eclipse lunar penumbral:

  • Encontre um local que ofereça boas condições climáticas e pouca iluminação artificial;
  • O evento será visível a olho nu, mas telescópios ou binóculos podem auxiliar a observação;
  • Se você quiser descobrir antecipadamente a posição da Lua no céu, utilize o aplicativo Sky Tonight.

Com boas condições climáticas, os interessados em assistir o fenômeno devem começar a observar um pouco antes do seu pico máximo. Mesmo assim, não será uma observação fácil: no momento, a Lua parecerá um pouco mais escura do que o normal, mas não será parcial ou completamente coberta pela sombra da Terra. Por isso, nem todos conseguirão diferenciar o eclipse penumbral de uma Lua cheia comum.

Fonte: TecMundo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *