6 métodos que ajudam a desenvolver sua comunicação interpessoal
Existem diversas técnicas que podem ser empregadas para melhorar a comunicação interpessoal, segundo a ciência; veja a seguir.
A comunicação interpessoal se refere ao processo de troca de informações e sentimentos entre seres humanos por meio de mensagens verbais e não verbais. Estima-se que 80% da comunicação ocorra de forma não verbal.
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Este tipo de comunicação inclui métodos como a escrita, gestos e leitura labial, além de formas menos evidentes como a postura e as expressões faciais, que são indicativos importantes das emoções de uma pessoa.
Esta habilidade é importante para estabelecer conexões e desenvolver relacionamentos saudáveis.
No contexto profissional, comunicar-se eficientemente com colegas, gestores e clientes é fundamental para o avanço da carreira.
Por isso, veja a seguir dicas de como aprimorar esta competência com métodos cientificamente comprovados.
6 dicas para aprimorar sua comunicação interpessoal
1. Aprenda a ouvir
A comunicação não-verbal, incluindo a linguagem corporal, é frequentemente subvalorizada, apesar de constituir 55% da percepção dos ouvintes sobre um orador.
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A escuta ativa é essencial para compreender e assimilar o discurso de alguém, enfatizando a importância de atender não só às palavras, mas também ao tom e ao entusiasmo do falante pelo tema.
Nesse sentido, um estudo de 2011 recomenda dedicar um tempo para refletir sobre a mensagem recebida antes de responder ou questionar, para evitar confusões e mal-entendidos.
2. Incentive os outros a falarem sobre si
Falar sobre si é algo que muitas pessoas apreciam. Nesse sentido, um estudo da Universidade de Princeton identificou que 30–40% das conversas das pessoas são dedicadas a si mesmas.
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A pesquisa revelou que discutir sobre si ativa regiões cerebrais ligadas à motivação e recompensa, as mesmas áreas estimuladas por sexo, dinheiro, comida e drogas.
Para se comunicar bem com pessoas desconhecidas, é eficaz encorajar essa tendência, começando com conversas leves e evoluindo para perguntas mais profundas, demonstrando interesse genuíno e incentivando o interlocutor a compartilhar mais sobre si.
3. Ajuste seu tom de voz
Um estudo de 2011 da Universidade de Tilburg revelou que um tom de voz mais baixo pode estar associado a uma sensação de maior influência.
Durante o experimento, estudantes universitários leram textos em voz alta em diferentes tons e, posteriormente, selecionaram adjetivos que sentiam que os descreviam melhor, como “dominante” ou “ativo”.
Aqueles que leram com um tom mais baixo tenderam a escolher adjetivos que indicavam poder. Este efeito parece ser subconsciente, já que os participantes não estavam cientes do propósito do estudo.
4. Tenha um amuleto da sorte
Se você tem problemas com timidez e muitas vezes é prejudicado por isso em entrevistas de emprego ou relacionamentos pessoais, tente se apegar a um “amuleto da sorte”.
Em um experimento realizado em 2010 na Universidade de Colônia, estudantes foram convidados a participar de um teste de memória.
Aos participantes foi pedido que alguns levassem consigo um objeto de sorte, enquanto outros deveriam deixá-lo com os pesquisadores.
Os resultados indicaram que aqueles que mantiveram seus amuletos consigo tiveram um desempenho superior, bem como se sentiram mais seguros e confiantes em suas habilidades.
5. Invista em uma boa aparência
Pesquisadores da Universidade Columbia e da Universidade Estadual da Califórnia descobriram que estudantes vestidos formalmente, como para uma entrevista de emprego, demonstraram uma melhoria no processamento abstrato.
Ou seja, uma maior capacidade de pensar de maneira ampla ao invés de focar em detalhes minuciosos.
Com efeito, este estudo sugere que o vestuário formal pode induzir um sentimento de poder, influenciando positivamente o modo de pensar e de se comunicar.
6. Demonstre respeito e empatia
O respeito é algo simples, mas eficaz, para promover uma comunicação assertiva no ambiente de trabalho.
Um estudo recente na área da enfermagem mostrou que a confiança organizacional e o bem-estar não eram afetados pelas longas horas ou salários, mas sim pela incivilidade no local de trabalho.
Ao combater essa cultura de rudeza e competição e adotar a empatia, as enfermeiras experimentaram uma melhoria significativa em seu bem-estar.