• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Dia Mundial do Doador de Sangue: somente 1,8% de mineiros é doador

Redação14 de junho de 20246min0
1_hemominas-38065950-doa-sangue
Nesta sexta, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Em Minas, apenas 1,8% da população é doador. De acordo com a OMS, o percentual recomendado é 3%

Nesta sexta-feira (14/6) se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. Mas a data se inicia com um dado preocupante: segundo a Fundação Hemominas, apenas 1,8% dos mineiros é doador. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que esse percentual fique em 3%.

A data foi criada em 2005 como homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (1868-1943), imunologista austríaco que descobriu o fator RH e as diferenças entre os tipos sanguíneos.

O baixo número de doadores em Minas é refletido diretamente nos estoques de sangue. Nesta semana, os tipos sanguíneos com RH negativos registraram uma queda média de quase 50%; já os com RH positivos estão 30% abaixo do ideal.

Baixos índices acendem alerta

Os estoques de sangue do Hemominas são divididos em nível crítico, alerta, adequado e estável. Quando o estoque de determinado sangue está em nível crítico, o indicado é que a pessoa com aquele tipo procure o Hemominas o mais rápido possível.

Em nível de alerta, deve-se tentar doar na mesma semana. Se o estoque está em nível adequado, é sugerido que se agende a doação para, no máximo, a semana seguinte. Já quando o nível é estável, é necessário aguardar dez dias para agendar a doação.

De acordo com o Hemominas, os estoques de sangue com índice mais críticos são os do O negativo e A negativo. Já os tipos sanguíneos O positivo, A positivo, B negativo e AB negativo estão em nível de alerta. O tipo sanguíneo B, por sua vez, está em nível adequado. O único tipo em nível considerado estável é o AB+.

Os baixos estoques de sangue podem causar vários problemas, como a não realização de cirurgias e tratamentos necessários, além de colocar em risco a vida de pacientes em situações de emergência.

Direitos de quem doa

Se o doador for funcionário público civil de autarquia ou militar, ele tem direito à dispensa do ponto no dia da doação. Se for CLT, ganha uma folga a cada 12 meses de trabalho. Para isso, é preciso comprovar a doação de sangue. O atestado de doação é fornecido pelo próprio Hemominas.

Quem pode doar?

O doador precisa estar em boas condições de saúde e apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.

A doação é limitada a pessoas de 16 a 69 anos. Entre 16 e 17, é preciso estar acompanhado de um responsável legal ou portando uma autorização. A autorização está disponível no site do Hemominas. A partir dos 61, é necessário comprovar ter feito, ao menos, uma doação anterior.

Confira algumas regras básicas de doação

  • Pesar mais de 50 quilos
  • Estar bem descansado no momento da doação
  • Estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação
  • Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação
  • Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue
  • Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade
  • Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, podem doar

Como doar?

Para doar, é preciso agendar por meio do site do Governo de Minas. A agenda é disponibilizada para os próximos dez dias. Caso ainda haja dúvida a respeito das condições necessárias para doar, o Hemominas disponibiliza uma lista de condições e restrições.

No dia da doação, é preciso chegar com 15 minutos de antecedência. Quem já doou, deve observar o prazo entre doações de sangue. Para homens, são necessários 60 dias de diferença entre uma doação e outra (número de doações é, no máximo, quatro vezes por ano). A mulheres, são 90 dias de diferença entre doações (até três doações no ano).

Fonte: Estado de Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *