Novo modelo de urna eletrônica será usado em Muzambinho e Juruaia
Este modelo é mais ergonômico, possui um processador mais potente, sendo 18 vezes mais rápido do que o modelo anterior e recebeu aprimoramento dos mecanismos de criptografia.
A urna eletrônica modelo UE2020 tem um visual ligeiramente diferente dos modelos anteriores: o teclado fica abaixo da tela, e não mais ao lado. A tela, aliás, tem mais qualidade de vídeo, o que melhora a visualização de informações e fotos.
Tanto a urna UE2020 quanto aquelas de modelos anteriores terão uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) indicando o cargo que está em votação em cada etapa para facilitar o voto das pessoas que têm deficiência auditiva.
A nova urna eletrônica é mais ágil e segura, mas várias características da urna e do sistema eletrônico de votação, já disponíveis anteriormente, foram mantidas, garantindo a segurança do processo eleitoral:
- As urnas eletrônicas não se conectam a nenhum tipo de rede, internet ou bluetooth.
- Uso do que há de mais moderno em termos de criptografia, assinatura e resumo digitais, garantindo que somente o sistema e programas desenvolvidos pelo TSE e certificados pela Justiça Eleitoral (JE) sejam executados nos equipamentos.
- Possibilidade de auditoria das urnas, antes, durante e após a votação, pelos partidos e instituições fiscalizadoras que integram a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e pela sociedade em geral.
- Impressão da zerésima (comprovante que mostra que, no início da votação, não há voto registrado na urna para nenhuma candidatura).
- Emissão dos Boletins de Urna (BUs) logo após o término da votação, com a distribuição de cópias aos partidos e a afixação do BU em cada seção eleitoral para quem quiser comparar com os dados divulgados no Portal do TSE.
- As urnas continuam contando com o Registro Digital do Voto (RDV). Nele, as informações sobre os votos são embaralhadas em uma tabela que assegura o sigilo da votação.
- No dia da eleição, continua a ser realizado o Teste de Integridade em dezenas de urnas que já estavam prontas para uso. Essa certamente é uma das etapas de segurança mais conhecidas por eleitoras e eleitores.
Fonte: Cartório da 189ª Zona Eleitoral de Muzambinho