• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Campanha de multivacinação começa em Minas e cobertura de 10 imunizantes está abaixo da meta

Redação6 de novembro de 20244min0
vacina-925
Jornada de multivacinação começou na segunda-feira (4) e vai até 29 de novembro

A campanha de multivacinação em Minas começou segunda-feira (4) com o objetivo de atualizar os cartões de vacina de menores de 15 anos. O chamado precisa ser reforçado para pais e responsáveis por crianças de até um ano: a cobertura de dez imunizantes neste público está abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG), estão abaixo da meta de cobertura vacinal os seguintes imunizantes: hepatite A (88,36%) e B (93,78%); poliomielite (85,46%); rotavírus humano (87,39%); pentavalente (85,56%); pneumocócica (85,20%); febre amarela (87,12%); tríplice viral – 1ª dose (81,33%); tríplice bacteriana (86,17%) e varicela (66,84%). Os dados compreendem o período de janeiro a setembro deste ano.

A meta da cobertura vacinal da vacina BCG e Rotavírus é 90% e as demais vacinas têm meta de 95% de cobertura.

Já as vacinas meningocócica ACWY, tríplice viral (1ª dose) e BCG estão com a cobertura vacinal acima da meta estipulada.

A vacina contra a varicela e a tríplice bacteriana ainda estão em falta na capital e não estão disponíveis na campanha de multivacinação. Questionado sobre a regularização no fornecimento dos imunizantes, Fábio Bacchereti afirmou que uma nova remessa deve chegar nos próximos meses.

“Tivemos dificuldade de fornecimento de algumas vacinas, mas quase todas foram normalizadas nas últimas semanas. Da varicela, atraso pelo fornecedor, mas o Ministério da Saúde fez uma nova compra e essa remessa deve chegar nos próximos meses. Quando a gente olha nossos indicadores de vacinação, nos anos de 2023 e 2024, estamos melhores”, destacou o secretário

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, a campanha de multivacinação, que contará ainda com o dia D em 23 de novembro, é uma estratégia fundamental para aumentar as coberturas vacinais no estado.

“Foram distribuídas mais de 1,9 milhão de doses de imunizantes indicados para o público elegível. Dessa forma, quem não tiver registrado, por qualquer motivo, as doses administradas de acordo com o calendário nacional, poderá atualizar o documento vacinal”, orienta.

Fonte: Hoje em Dia

Redação


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *