Semana começa com chuvas intensas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte
A segunda semana de dezembro começa com muitas chuvas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre e Amazonas. No restante do país, tempo fica nublado, quente e abafado na segunda-feira (9).
No mapa elaborado pelo Instituto Nacional de Metereologia, as regiões com maior perigo de instabilidades, como chuvas fortes, raios e ventos estão coloridas em amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).
As áreas de instabilidade que atuam sobre o Sul desde a sexta-feira (6) já provocaram mais de 100 mm de chuva em muitas áreas da região, principalmente em Santa Catarina e no Paraná. Os volumes acumulados de chuva já superaram a média para dezembro em alguns locais.
O deslocamento de uma frente fria pela costa da região Sul do Brasil, a presença de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e a incidência de ventos quentes e úmidos, vindos do Norte do Brasil, estimularam a formação das nuvens muito carregadas que provocam a chuva forte dos últimos 3 dias.
Ainda há previsão de tempestades na segunda-feira (9) e na terça-feira (10), principalmente em Santa Catarina e no Paraná, com quedas de temperatura. No Paraná, a situação é de alerta máximo para chuva muito volumosa no centro, norte e leste do estado, incluindo a região metropolitana de Curitiba.
No Rio Grande do Sul, o extremo norte do estado pode ter pancadas de chuva moderadas a fortes. Nas outras áreas, incluindo a grande Porto Alegre, já estão fora da zona de chuva intensa a partir da segunda-feira (9).
Chuvas em todo estado de São Paulo
Essa frente começou a avancar em direção ao Sudeste a partir do litoral de São Paulo, de onde entra para a região metropolitana de SP em direção ao oeste. A formação de um sistema de baixa pressão na altura do litoral paulista combinada com a circulação de ventos vai reforçar as instabilidades e espalhar chuva por todas as regiões do estado de São Paulo no início desta semana.
A segunda-feira (9) será um dia abafado e instável, com o sol aparecendo entre muitas nuvens. Já a partir da manhã, a chuva generalizada pode acontecer nos municípios ao sul da RMSP, no litoral sul, Vale do Ribeira e na região de Presidente Prudente, no extremo oeste do estado. Nas demais áreas, a chuva é esperada durante a tarde e à noite.
A situação é de atenção em todo o estado de São Paulo, pois há risco de chuva forte com raios e ventos com até 70 km/h. Na cidade de São Paulo, há possibilidade para a formação de pontos de alagamentos.
Fonte: ICL Notícias