Dezesseis estados seguem com alertas para chuvas fortes
Dezesseis dos 26 estados do Brasil estarão sujeitos a chuvas e ventos fortes na quinta-feira (12). A frente fria que estava estacionada próxima ao litoral da região Sul agora se deslocou para a alatura do Espírito Santo, causando chuvas no Sudeste.
No Norte do país, os estados do Pará, Amazonas, Rondônia, que tiveram volumes de chuva extremamente elevados nos últimos dias, seguem com previsão de temporais e ventanias.
Na quinta-feira (12), devem ocorrer tenporais em todas as áreas de Rondônia, oeste do Pará, leste do Acre e para todo o centro, sul, leste e nordeste do Amazonas. As capitais Manaus, Porto Velho e Rio Branco estão na área de alerta para temporais nesta quinta-feira.
No Sudeste,os maiores riscos de tempestades estão localizados nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há risco moderado de deslizamentos de terra e de quedas de barreira às margens de estradas e rodovias na região Serrana e no Noroeste do Rio de Janeiro, na região metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata em Minas Gerais e no centro-sul do Espírito Santo.
Além disso, há risco moderado de enxurradas e de alagamentos temporários nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri de Minas Gerais, no Litoral Norte, no Noroeste e região Central do Espírito Santo.
Alerta para chuvas e ventos
O Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) divulgou alertas de perigo e perigo potencial para essa quinta-feira. Os estados que estão sob perigo de chuvas e ventos fortes são Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Rondônia. O alerta laranja de perigo do Inmet indica volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos até 100 km/h.
Para o Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins e Distrito Federal, o alerta é de perigo potencial, que significa condições menos severas de tempo. São esperadas chuvas de moderadas a fortes, mas baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Fonte: ICL Notícias