Estudo lista 15 profissões que podem ser substituídas pela tecnologia no futuro; saiba quais
Pelo menos 15 profissões estão “com os dias contados” por conta das atualizações tecnológicas no mundo do trabalho. Segundo dados da 5ª edição do relatório “Futuro do Trabalho 2025”, publicado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), em parceria com o Núcleo de Inovação, Inteligência Artificial e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral (FDC), diversas profissões devem sofrer um declínio até 2030.
O objetivo do estudo é examinar as macrotendências que impactam os empregos, as habilidades necessárias e as estratégias que podem ser implementadas pelos empregadores em resposta a essas mudanças.
De acordo com o relatório, as profissões com declínio mais rápido até 2030 e que têm “forte tendência pela substituição de tecnologias digitais” são as que estão ligadas a funções administrativas, secretariais e operacionais. Por outro lado, apesar dessa tendência, o estudo afirma que diversas outras profissões serão criadas, em destaque aquelas relacionadas às tecnologias, como os especialistas em Big Data e IA e aprendizado de máquina. Espera-se que, com as novas funções no mercado, haja um saldo positivo de 78 milhões de empregos até 2030.
Habilidades
O relatório também aponta que as exigências relacionadas a habilidades (as famosas soft skills) também devem passar por mudanças. Segundo o estudo, entre 2025 e 2030, cerca de 39% das habilidades existentes deverão ser transformadas ou tornarem-se obsoletas. Até lá, as habilidades mais demandadas incluem pensamento analítico, resiliência, flexibilidade, agilidade, liderança e influência social.
Além disso, a demanda por habilidades tecnológicas, como Inteligência Artificial e Big Data, está crescendo rapidamente. No Brasil, 53% dos empregadores indicam que estas serão áreas prioritárias de requalificação nos próximos cinco anos.
Veja seguir a lista das 15 profissões que devem declinar no futuro:
- Funcionários de Serviços Postais
- Caixas bancários e cargos relacionados
- Operadores de entrada de dados
- Caixas e atendentes
- Assistentes administrativos e secretárias executivas
- Trabalhadores de impressão e cargos relacionados
- Contadores, auxiliares de contabilidade e de folha de pagamento
- Atendentes e condutores de transporte
- Assistentes de registro de materiais e controle de estoque
- Vendedores porta a porta, vendedores de jornal, ambulantes e cargos relacionados
- Designers gráficos
- Peritos de seguros, examinadores e investigadores
- Oficiais jurídicos
- Secretárias jurídicas
- Operadores de Telemarketing
Fonte: O Tempo