Governo de Minas alerta sobre os cuidados no trânsito com o início do ano letivo
Com o início do ano letivo, o fluxo de veículos e pedestres nas proximidades das escolas aumenta significativamente e é necessário redobrar a atenção para evitar acidentes de trânsito. Nesse sentido, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), reforça o alerta para motoristas, pedestres e ciclistas em blitzes educativas. A iniciativa tem como objetivo reduzir o número de acidentes e garantir um ambiente mais seguro nas proximidades das escolas.
Com ações em áreas escolares nesta volta às aulas, a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-M), da Seplag-MG, busca orientar os usuários da via sobre os comportamentos que aumentam a segurança ao fazer o percurso até a escola a pé ou em um veículo, seja como motorista ou passageiro.
De acordo com o assessor de Educação para o Trânsito da CET-MG, Fernando Sette Junior, a presença de crianças e adolescentes nas ruas, juntamente com o grande movimento de veículos, elevam os riscos de colisões e atropelamentos.
“Utilizar o cinto de segurança e o dispositivo de retenção adequado para a criança, além de respeitar os limites de velocidade e as faixas de pedestres, não parar em filas duplas, obedecendo as regras de estacionamento, são atitudes fundamentais para preservar vidas. Da mesma forma, pedestres e ciclistas devem ficar atentos e utilizar os locais adequados para atravessar ou pedalar”, alerta.
As blitzes educativas continuarão acontecendo em áreas escolares da capital nos próximos dias, e também em Montes Claros.
Confira dicas para garantir uma volta às aulas segura:
- Não estacione em fila dupla. A parada em fila dupla atrapalha o fluxo de veículos e, além de prejudicar o trânsito, prejudica a passagem de pedestres.
- Utilize o dispositivo de retenção adequado para garantir a segurança das crianças no trânsito, reduzindo o risco de lesões graves e mortes em caso de acidentes.
- Respeite a faixa de pedestres. Veículos precisam parar e dar preferência ao pedestre para evitar acidentes.
- Não é permitida a circulação de bicicletas pela calçada, a menos que haja sinalização permissiva pelo órgão público responsável.
- Pedestre, nunca passe entre os carros e evite distrações enquanto caminha. Não utilize o celular ao atravessar uma via.
(Agência Minas)