• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Recorde de público: Femagri recebe mais de 27,7 mil cafeicultores

Redação21 de março de 20258min0
thumbnail_MON_1713-510x337
Evento de negócios da Cooxupé recebe produtores até esta sexta-feira, dia 21, em Guaxupé/MG. Expectativa da organização é superar a marca de 35 mil visitas nesta edição

A 24ª Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, realizada pela Cooxupé, bateu recorde de público nos dois dias de evento. De antemão, confirmando o otimismo dos organizadores em relação ao cenário de investimentos em tecnologias para as lavouras por parte dos cafeicultores do Sul de Minas Gerais e da média mogiana paulista. Primordialmente, nos dias 19 e 20 de março, a feira recebeu 27,7 mil cooperados/produtores e familiares, o maior número de todas as edições. Desde já, a expectativa é, nos três dias de evento, receber mais de 35 mil pessoas.

Recorde de público

Segundo o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, a parcial dos números registrada até o momento indica que as expectativas da cooperativa devem ser superadas.

“A Femagri é um espaço que une negócios e, principalmente, conhecimento para toda a família dos nossos cooperados. Os cafeicultores entenderam a mensagem de aproveitar o bom momento do preço do café para investir nas lavouras. Dessa forma, buscando na Femagri soluções para elevar a qualidade na produção. E a produtividade dos cafezais diante dos impactos climáticos”, afirma.

Maquete Dinâmica

O engenheiro agrônomo José Carlos Perdigão explica para alunos sobre a maquete dinâmica

Dentro da Fazendinha, uma maquete dinâmica está chamando a atenção dos produtores. Contudo, ela transmite de forma prática e pedagógica a importância da cobertura florestal na infiltração da água do solo e recarga das nascentes na época da seca. Sobretudo, a maquete foi idealizada pelo engenheiro agrônomo e especialista em adequação ambiental em propriedade rural, José Carlos Perdigão.

Utilizando uma maquete, que ilustra um cenário de dois morros separados por um rio, José Carlos reproduz a erosão do solo em pequena escala. Além disso, ele explica que durante a erosão ou arraste do solo em um morro sem vegetação, os sedimentos descem rapidamente à encosta e “entopem” o rio, que sofre o assoreamento. À medida que a chuva continua, a água se acumula, provoca enchentes, polui o rio e afeta a vida de animais e pessoas.

Por outro lado, no morro coberto por mata, a água precipitada escorre limpa e em quantidade menor para o rio, uma vez que galhos, folhas e ramos ajudam a reter os sedimentos. Entretanto, a presença de vegetação também faz com que a chuva se infiltre com mais facilidade no solo, abastecendo os lençóis freáticos.

“Quanto mais matas preservadas, há mais água disponível nessa região. Então, a gente quer revelar a importância da conservação ambiental e, onde foi destruído, revelar a importância da restauração florestal”, conta Perdigão.

Sustentabilidade

O produtor Leonardo Ferreira, acompanhado da esposa Amanda, o filho Caetano e o sobrinho Felipe, ouviu atentamente sobre as explicações ao conferir a maquete dinâmica.

“Eu achei interessante porque conseguimos entender de uma forma bem fácil como manter uma área de maneira sustentável. E evitar, por exemplo, o escoamento muito forte de água que pode prejudicar o meio ambiente e a propriedade. Bem como pensar de forma correta sobre manter a propriedade e refletir em relação ao reflorestamento e sustentabilidade”, diz Ferreira.

Mais Femagri no dia 21

Produtores observam de perto drones de pulverização dentro da feira

Por fim, a Femagri 2025 acontece até sexta-feira, dia 21 de março, na avenida vereador Nelson Elias, s/n, no bairro Japy, das 8h às 18h. O estacionamento é gratuito e o credenciamento é realizado na recepção da feira.

No entanto, no último dia do evento, os produtores rurais têm a oportunidade de fazer negócios com condições diferenciadas. Ainda assim, de compartilhar informações e conhecer as principais tecnologias e novidades do setor. Em suma, a Femagri está apresentando aos cafeicultores mais de 12 mil produtos cadastrados.

Agenda

Femagri 2025

Quando: Até esta sexta-feira, dia 21 de março

Horário: Das 8h às 18h

Onde: Avenida Vereador Nelson Elias, S/N, em Guaxupé/MG

Credenciamento: Gratuito na recepção do evento

Estacionamento: Gratuito

 

Fotos: André Monteiro e Divulgação

Fonte: Hub do Café

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *