Ciclone extratropical no Brasil: saiba quais regiões serão afetadas por fenômeno
Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo continuarão sob influência de um ciclone extratropical que se formou entre o sul do Brasil e o Uruguai na semana passada. As regiões serão afetadas nos próximos dias pelas instabilidades climáticas, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o órgão, há alerta de chuvas intensas para o Centro-Oeste, Nordeste e Norte brasileiros, mas o restante do país terá clima ameno. Conforme a previsão, o fenômeno irá provocar chuvas intensas, com acumulados entre 50 e 100 mm por dia, e rajadas de vento que podem alcançar até 100 km/h, principalmente nas áreas litorâneas. A Marinha do Brasil também emitiu alerta para ressaca, com ondas de até 4,5 metros entre o Chuí (RS) e Laguna (SC)
As fortes chuvas devem iniciar na noite desta quarta-feira (23) e irão intensificar na quinta (24) no Rio Grande do Sul. No estado gaúcho, o ponto mais afetado será a região da Campanha, entre Santana do Livramento e o Chuí.
Os estados de Santa Catarina e Paraná devem enfrentar tempestades entre a tarde e noite de quinta-feira (24), com ventos variando de 50 a 70 km/h e rajadas mais intensas
Já em São Paulo, na divisa com o Paraná, há previsão de chuvas nesta quarta (24). O fenômeno deve chegar a áreas interioranas durante o período da tarde da noite. O Inmet aponta que há risco de temporais em todas as regiões paulistas.
Fonte: Itatiaia