• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • ALMG - Assembleia Presente
  • Muzambinho.com

Minas reforça campanha de vacinação contra gripe em todo o estado

Redação29 de abril de 20256min0
vacina-vacinacao-2358
Imunizante passa a fazer parte do calendário nacional e está disponível nas unidades de saúde durante o ano inteiro

Com a chegada do outono e a aproximação do inverno, crescem os casos de gripe que podem evoluir para quadros graves. Para evitar as complicações e internações, o Governo de Minas está intensificando a campanha de vacinação contra a gripe em todo o estado. E a principal novidade deste ano é que a vacina contra a influenza passa a integrar, de forma definitiva, o calendário nacional de imunização. Ou seja, agora ela fica disponível nas unidades de saúde o ano todo.

Avançando nas medidas de proteção dos mineiros, o Governo de Minas ampliou a vacinação contra a influenza para toda a população com idade acima de 6 meses. A ideia é facilitar o acesso e ampliar a cobertura vacinal, neste período de maior circulação de vírus respiratórios. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou um vacimóvel e garantir a dose.

A gripe pode até parecer simples, mas a verdade é que ela ainda leva muita gente ao hospital e, em alguns casos, pode ser fatal. Por isso, o momento de se proteger é agora. A vacina de 2025 oferece proteção contra as variantes H1N1, H3N2 e B, e pode ser aplicada junto a outras vacinas do calendário nacional. Quanto mais gente imunizada, menor a pressão sobre os hospitais e maior a segurança para todos.

Doses distribuídas para todas as regiões do estado

Para que a vacinação contra a gripe avance em ritmo acelerado, o Governo de Minas garantiu a distribuição de centenas de milhares de doses para as regionais de saúde. As remessas chegam por etapas, mas a orientação é que os municípios comecem a aplicar as vacinas assim que os lotes forem entregues.

Os números mostram a urgência da campanha. Só em 2024, mais de duas mil pessoas foram internadas em Minas com complicações causadas pela gripe. Nos primeiros meses de 2025, esse número já ultrapassa 500 internações.

Muitas vezes, as pessoas não dão a devida atenção à gripe como a outras doenças, mas ela é uma ameaça real. E o melhor caminho para se proteger continua sendo a vacina. Ela é gratuita, segura e agora está ao alcance de todos os mineiros com idade acima de 6 meses. Então, não perca tempo. Vá até a unidade de saúde mais próxima, leve seu cartão de vacinação e garanta sua dose. É um gesto simples, mas que pode salvar vidas — inclusive a sua.

Escolas viram aliadas na imunização de crianças e adolescentes

Estudantes de até 15 anos podem atualizar o cartão de vacinas durante o horário de aula, com apoio de professores e toda a estrutura das instituições de ensino. A medida também vale para professores e funcionários das escolas, que terão acesso à imunização de forma prática e segura.

A ideia é simples: levar a vacina até onde as crianças e adolescentes estão. Para isso, as equipes dos postos de saúde vão até as escolas ou, em alguns casos, organizam o transporte dos alunos até a unidade de saúde. Pais e responsáveis só precisam enviar o cartão de vacinação e assinar o termo de autorização.

Além de aumentar a cobertura vacinal, a ação nas escolas é também um momento de conscientização. Os profissionais de saúde aproveitam para explicar a importância da vacinação e esclarecer dúvidas, construindo uma cultura de prevenção desde cedo. A expectativa é que até 95% dos estudantes dentro da faixa etária indicada para cada imunizante sejam vacinados.

A campanha nas escolas faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que une as secretarias de Saúde e Educação em um esforço conjunto para cuidar melhor das novas gerações. Em Minas, mais de 10 mil escolas já participam do programa, beneficiando quase 2,6 milhões de alunos.

Para saber mais, clique aqui.

Fonte: Itatiaia

Redação


  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *