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IRPF: ainda não recebeu a restituição? Veja datas dos próximos lotes

Redação30 de junho de 20257min0
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Prioridades inclui idosos com 80 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e quem optou pela declaração pré-preenchida com pagamento via Pix

O segundo lote de restituição do Imposto de Renda está programado para ser pago nesta segunda-feira, 30 de junho.  A ordem de prioridade inclui idosos com 80 anos ou mais, seguidos por aqueles com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência ou doenças graves, professores e contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida com pagamento via Pix.

De acordo com a Receita Federal, das 43.344.108 declarações recebidas este ano, 56,4% têm valores a serem restituídos. O contribuinte pode verificar se possui valores a receber acessando o site do órgão. Para isso, é necessário informar o CPF, a data de nascimento e o ano de 2025.

O percentual de declarações com restituição foi o menor nos últimos 4 anos, de acordo com os dados disponibilizados pela Receita Federal e, dentre os possíveis motivos, estão os avanços tecnológicos nas checagens de dados do órgão regulador, principalmente relacionada a conferência das despesas dedutíveis com saúde. O fato da tabela do IRPF ter sido atualizada anualmente desde 2022, após um congelamento de oito anos, também pode ter influenciado essa questão, uma vez que a tabela atualizada reduz a quantidade de contribuintes com baixa renda obrigados a declarar.

A consultora especialista em assuntos regulatórios da Contabilizei, Juliana Ribas, explica os motivos que levam a demora no recebimento da restituição. “Além de respeitar a ordem de prioridades, a Receita Federal também considera inconsistências que levam o contribuinte à malha fina. Um simples erro de digitação ou uso de uma conta que não esteja no nome do contribuinte pode ser o motivo para não receber a restituição. Outro fator é o erro na indicação da conta bancária para restituição ou da própria chave PIX, que só aceita o CPF, então é preciso verificar em qual instituição bancária a chave PIX do CPF está vinculada”.

Para consultar se há pendências e, se necessário, fazer correções, o contribuinte deve acessar o portal e-CAC ou o aplicativo da Receita Federal, utilizando uma conta gov.br com nível prata ou ouro. O sistema informa se a declaração caiu na malha e apresenta o motivo da retenção, assim como indica se o pagamento da restituição não foi feito por erro no preenchimento dos dados bancários. “É importante ressaltar que, caso haja necessidade de retificar a declaração, ela volta para o final da fila de restituição”, afirma.

Ao pesquisar o status da declaração, o contribuinte pode se deparar com os seguintes resultados:

  • Recepcionada: declaração foi entregue e está em análise;
  • Em análise: documento ainda está sob revisão preliminar;
  • Processada: análise finalizada;
  • Em fila de restituição: declaração foi aprovada e aguarda pagamento;
  • Imposto a pagar: valores devidos;
  • Resultado zero: sem valores a pagar ou restituir.

Cronograma de lotes de restituição:

  • Segundo lote: 30 de junho
  • Terceiro lote: 31 de julho
  • Quarto lote: 29 de agosto
  • Quinto lote: 30 de setembro

 

Sobre a Contabilizei

Presente na vida de mais de 70 mil clientes e em mais de 50 cidades do Brasil, a Contabilizei é o maior escritório de contabilidade do Brasil, líder em abertura de empresas e gestão de CNPJs, que oferece soluções completas, exclusivas e integradas em um único lugar para micro e pequenos empreendedores, além dos profissionais autônomos. A empresa existe para simplificar a vida de quem empreende e potencializar o futuro de cada cliente, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. Fundada em Curitiba, desde 2013 oferece tecnologia de ponta e a expertise de mais de 1.300 profissionais especialistas em diversas áreas para disponibilizar os melhores serviços contábeis, incluindo abertura de empresa facilitada e com a tributação adequada. Além disso, é especialista em gestão ao garantir suporte por meio do Contabilizei.bank, para a escolha e a manutenção de plano de saúde, soluções de cobrança e pagamentos, cartões PJ e empréstimos pré-aprovados para pessoa jurídica. Tudo isso pensado para o micro e pequeno empreendedor brasileiro e alinhado às suas necessidades em inúmeros ramos de atividade, como medicina, engenharia, tecnologia e marketing, entre outros.

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