• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Agricultura Familiar: Encontro em Muzambinho articula venda de produtos locais para merenda escolar

Redação25 de abril de 20264min0
Com a presença de mais de 40 produtores e lideranças, reunião na Casa da Cultura focou na desburocratização e expansão do PNAE e PAA no município

Realizado na Casa da Cultura de Muzambinho, nesta sexta-feira (24), mais um passo decisivo para o fortalecimento da economia rural e a melhoria da qualidade alimentar nas escolas. Mais de 40 produtores da agricultura familiar reuniram-se com técnicos, educadores e autoridades para alinhar o fornecimento de alimentos frescos e variados por meio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

O encontro foi organizado pela EMATER-MG, sob a coordenação do extensionista local Marquinhos, e demonstrou a força da diversidade produtiva do município. Na mesa de apresentações, os produtores exibiram desde hortifrutis frescos até itens processados como queijos, iogurtes, quitandas, cafés especiais e mel.

Um dos principais pilares da reunião foi a orientação técnica. A coordenadora regional da EMATER, Sandra, detalhou os trâmites legais para que o pequeno produtor se torne um fornecedor oficial do governo. Foram abordados pontos cruciais como:

  • Legalização das instalações: Normas sanitárias para produção e armazenamento.

  • Manipulação de alimentos: Garantia de segurança e qualidade para os alunos.

  • Planejamento da produção: Como organizar o plantio e a colheita para atender à demanda constante das escolas.

Além disso, representantes do CIMOG (Consórcio Intermunicipal de Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) estiveram presentes para esclarecer dúvidas sobre os Selos de Inspeção (Municipal, Regional e Nacional). Essas certificações são o “passaporte” para que os produtos de Muzambinho ganhem novos mercados, garantindo que o alimento produzido aqui possa ser comercializado com segurança jurídica e sanitária.

União de Forças pelo Campo e pela Educação

A solenidade contou com um peso institucional significativo. Além do prefeito Paulinho Magalhães, participaram a secretária de Educação, diretores das redes municipal e estadual, e representantes do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

A presença dos gestores escolares é fundamental para encurtar a distância entre quem produz e quem consome. Quando a escola compra do produtor local, o dinheiro circula no município, as famílias rurais são valorizadas e os alunos recebem uma alimentação muito mais nutritiva e saborosa, com o gostinho da nossa terra.

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *