• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Segundo dia do Seminário Internacional do Café reforça debate sobre logística e cenário econômico global

Redação21 de maio de 20264min0
SIC2dia
Seminário ultrapassa os debates técnicos e se consolida como um grande ambiente internacional de negócios

O XXV Seminário Internacional do Café teve sequência nesta terça-feira, em Santos, reunindo produtores, exportadores, importadores, traders e representantes de diversos países em uma ampla discussão sobre os desafios e oportunidades da cafeicultura mundial. O encontro vem se consolidando como um dos principais eventos internacionais do setor cafeeiro.

Os debates do segundo dia foram marcados principalmente pelas preocupações com a infraestrutura logística do Porto de Santos e os reflexos do cenário econômico internacional sobre o agronegócio brasileiro. Durante o painel sobre infraestrutura e logística, especialistas alertaram para a necessidade urgente de ampliação da capacidade operacional do porto, considerado estratégico para o escoamento da produção agrícola nacional.

O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, destacou que o crescimento da produção brasileira não vem sendo acompanhado pelo avanço das obras estruturais necessárias para garantir eficiência operacional. Segundo ele, projetos fundamentais seguem em discussão há anos enquanto os gargalos logísticos aumentam.

Representantes do setor também apontaram que os terminais brasileiros operam próximos do limite de ocupação, situação que provoca atrasos constantes, aumento dos custos portuários e prejuízos significativos ao comércio exterior. Estudos apresentados durante o seminário mostraram que os congestionamentos marítimos no Porto de Santos geraram perdas bilionárias nos últimos anos.

Empresário e especialista no mercado cafeeiro brasileiro, Ronaldo Jamar Taboada ressaltou a importância histórica de Santos para o mercado internacional do café e destacou o papel estratégico do seminário para a geração de negócios.

“Este seminário ultrapassa os debates técnicos e se consolida como um grande ambiente internacional de negócios. Santos possui uma ligação histórica com o café e com o comércio exterior, e eventos como este fortalecem ainda mais o protagonismo da cidade no cenário global”, afirmou Ronaldo Taboada.

A programação também trouxe discussões sobre competitividade e valorização do café brasileiro no exterior. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Pavel Cardoso, destacou a necessidade de ampliar a participação do Brasil na receita mundial do setor, apesar da liderança do país na produção do grão.

Outro destaque do encontro foi a palestra do economista Pablo Spyer, que analisou os reflexos das tensões geopolíticas mundiais sobre a economia, especialmente os impactos da alta do petróleo nos custos logísticos, fertilizantes e fretes internacionais. O especialista também demonstrou otimismo com o mercado cafeeiro brasileiro diante do crescimento contínuo do consumo mundial.

O XXV Seminário Internacional do Café conta com o apoio e patrocínio de importantes empresas e instituições ligadas ao agronegócio, logística e comércio exterior, entre elas MSC, Brasil Terminal Portuário (BTP), StoneX, Autoridade Portuária de Santos, ApexBrasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Governo Federal, ofi, Sucafina, Louis Dreyfus Company (LDC), Nucoffee, além das cafeterias oficiais Cooxupé, SMC Specialty Coffees e Prima Qualità.

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *