• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Transforme crise em oportunidade

Redação12 de setembro de 20184min0
trabalho

*Por Wagner Dias

Recentes pesquisas mostram que 87% das demissões no Brasil ocorrem por problemas de relacionamento. É impressionante! Diante dessa estatística, eu faço uma aposta: você deve ter na sua empresa uma pessoa que é muito boa do ponto de vista técnico, mas que você nunca convidaria para um churrasco no fim de semana. Acertei?

Pense um pouco, se o dono da empresa for obrigado a reduzir o quadro de funcionários, quem você acha que ele vai demitir? Um funcionário de bom humor ou aquele colega que sempre reclama de tudo, que é grosso com todo mundo, que nunca dá um sorriso? Uma pessoa educada e atenciosa ou aquela que trata mal o cliente, o fornecedor, a recepcionista, o motorista? Um colaborador empenhado ou aquele que se orgulha em dizer que não gosta de ler? Alguém proativo ou aquele que nunca toma a frente e coloca a culpa em todo mundo? O mesmo serve para fornecedores!

Outra coisa com a qual eu não concordo é com aquele velho ditado “amigos, amigos, negócios à parte”. Se você não fizer negócios com os seus amigos, vai fazer com quem?
Sim, existe crise, desemprego e falta de crédito. Mas esse pode ser um momento de ter a chance para se destacar, ter reconhecimento, valor, e quem saber até receber uma promoção. É nessa hora que devemos transformar ameaças em oportunidades.

O primeiro passo para que uma pessoa se relacione bem é a comunicação. Eu sempre digo que comunicação não é quando uma pessoa fala e a outra escuta, mas sim quando um fala e o outro entende. Portanto se você sabe falar, mas também sabe ouvir e compartilhar, tenha certeza de que todos estão te entendendo! Assim, como tenho certeza que você me entendeu.
Existem técnicas para melhorar a comunicação, os relacionamentos e a capacidade de liderança, mas a maior delas é a prática e a vontade. Leia bons livros, invista em palestras e treinamentos e aprenda a ser um líder. Seja uma pessoa que se relaciona bem com todos, assim fica mais fácil ser um profissional motivado e realizado.

Sobre Wagner Dias
Graduado em Marketing e Pós-Graduado em Gestão de Pessoas, há 17 anos atua como treinador de equipes nas áreas de relacionamentos, trabalho em equipe e motivação com ênfase em desenvolvimento de novas Lideranças. Coach profissional e pessoal formado pelo Instituto Brasileiro de Coach. Treinado e habilitado pela Robbins Research International em dinâmicas de alto impacto. Tem certificado Internacional pela Dale Carnegie Institute para treinamento de Liderança para gestores. Autor dos livros Quem você pensa que é? Nada na vida é por acaso, Conselhos e Sucesso sem Segredo. Também é Master Practitioner pela Sociedade Brasileira de PNL e o Primeiro palestrante especializado em Marketing Multinível e Vendas Diretas. Em 2012 recebeu o troféu de melhor treinador para equipes de MMN no Brasil. Realizou treinamentos para empresas de MMN no Brasil, em Portugal e na França. Para saber mais, acesse Facebook.com/wagnerdiaspalestrante e Instagram @wagnerdiaspalestrante.

 

Fonte: Carolina Lara

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *