• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Cadeia Leiteira se reúne para aprender sobre mecanização e silagem

Redação1 de fevereiro de 20193min0
Para se obter sucesso na produção de silagem do milho é importante a escolha correta do híbrido a ser cultivado.

A EMATER(Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural-MG) e o Departamento de Agricultura de Muzambinho realizaram o primeiro dia de campo do ano, com o tema silagem e mecanização. A reunião aconteceu no bairro Pantano, com a presença de produtores de leite da região.

Os extensionista Rovilson dos Reis de Paula e Gilson Couto recepcionaram os produtores de leite na propriedade do senhor Luiz Queiroz. As palestras foram no galpão e focaram em assuntos sobre nutrição, qualidade da bacia leiteira e também foram apresentadas tecnologias para implantação da cultura do milho, manejo e tratos culturais; adubação da cultura do milho para silagem; processo de ensilagem, mecanização do processo de ensilagem e utilização de silagem na produção de leite.

O objetivo é mostrar a importância da elaboração de uma silagem de boa qualidade, que possa ser utilizada como alternativa para alimentação bovina. “Nós apresentaremos algumas experiências na produção de silagem que aproveita melhor os nutrientes do milho”, explica Andreia Silva, diretora de agricultura de Muzambinho.

Cultivares de milho
Dentre todas as culturas destinadas à produção de silagem, o milho tem lugar de destaque, por suas características quantitativas e qualitativas, além de poder ser cultivado em todas as regiões do país. No entanto, para se obter sucesso na produção de silagem do milho é importante a escolha correta do híbrido a ser cultivado.

De acordo com o pesquisador, o produtor deve verificar no momento da escolha do material a ser plantado algumas características como: adaptação à região, rendimento do grão, resistência a doenças e pragas, e características que podem influenciar no rendimento e no valor nutritivo do material ensilado.

O evento foi uma realização da Emater (escritório de Muzambinho) e do Departamento de Agricultura da prefeitura de Muzambinho, Camara Municipal, com o apoio do Sindicato dos Produtores, IFsulde Minas, Racine Tratores Case, Mais Genética, Riber Sementes, IEF,Minas Fertil, JÁ Saude Animal e Laticinios RE MAR.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *