• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Cafeicultores do Sul de Minas vendem direto para consumidores paulistas…

Redação12 de fevereiro de 20194min0
por Valéria Vilela

DEGUSTAÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS DAS MONTANHAS DO SUL DE MINAS ENCANTAM CONSUMIDORES DE FRANCA
por Valéria Vilela

A primeira e principal cafeteria de Franca (SP), a Olinto Café, promoveu no ultimo sábado dia 09 de março uma Roda do Café. José Tadeu, barista e diretor recebeu para um bate-papo com cafeicultores do Sul de Minas, mostrando a sua cultura, métodos de preparo e promovendo uma degustação de cafés especiais, com grãos selecionados. Uma experiência gastronômica única.

Os clientes puderam experimentar e degustar bebidas de diferentes lavouras do Sul de Minas.
“Conhecer alguns grãos e ter uma vivência diferente com a degustações de cafés especiais, métodos de preparo e harmonização foi uma experinencia única e importante”, explicou Suzana Santos, que junto com o esposo conheceram a tradição da cafeteria que é de propriedade de um produtor de café.
A proposta de organizar esta Roda do Café foi da jornalista Valéria Vilela, profissional que faz a assessoria de imprensa do grupo de cafeicultores do Sul de Minas. Valéria também é filha de cafeicultores e há 20 anos cobre o setor, acompanhando as lutas diárias para a sobrevivência dos pequenos produtores.

Os cinco cafeicultores envolvidos neste evento são pequenos produtores que resolveram industrializar os grãos dos lotes com maior teor doçura de suas lavouras. “A industrialização do café ajuda a melhorar a rentabilidade, principalmente na época que antecede a colheita”, explica Suzana Santos.
Já para Lucas José de Melo, com lavouras no município de Bandeira do Sul (MG) foram os “cursos de prova” que o levaram a colocar seu café em pacotes de meio quilo para venda direta ao consumidor, “ fazer parte da associação dos cafés vulcânicos tem ajudado muito a cada dia aprendemos mais”.

Fábio Silva e a esposa Odenilza , junto com os sócios Silvana e Ademir investiram em um torrador profissional, fizeram cursos e conseguiram um casal de amigos para a sociedade que está dando certo. “Fazemos o café e nossos sócios cuidam da venda, tem dado certo, estamos aprendendo”, diz Fábio.
Para o cafeicultor Rogério Benassi, a industrialização foi a alternativa para ter um pouco de lucro. “Depois de fazer o curso Técnico em Cafeicultura, percebi que vender o café como commodity não pagava os custos de produção. Quando fazemos a degustação e mostramos como é produzido, acabamos conquistando o cliente final”, ressaltou Benassi.

Já para Paulo, vendedor da marca Mata do Sino que praticamente nasceu dentro de uma lavoura de café, a viagem trouxe inúmeras possibilidades de relacionamentos. “Após deixar a profissão de mecanico, o café me trouxe mais amigos, cada Roda de Negócios é um novo círculo de amigos”, afirmou.
Valéria Vilela enfatiza “A degustação de cafés especiais em Franca (SP) será um aprendizado, onde os cafeicultores vão conhecer um pouco da rotina de trabalho de uma cafeteria e falar sobre o árduo, mas gratificante serviço nas lavouras mineiras”, disse.

A próxima venda direta de cafés será dia 23 de fevereiro em São Paulo. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 11 953576946.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *