• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

IMA estimula adesão ao Programa Certifica Minas

Redação22 de fevereiro de 20194min0
produtosima
Portaria publicada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária exclui taxas de certificação para produtores

Medida beneficia mais de 1,5 mil produtores do estado que já fazem ou que pretendem fazer parte do Certifica Minas

A partir de agora, o produtor não pagará mais as taxas de emissão de selos e de registro dos estabelecimentos, mas apenas a de auditoria, no valor de 100 ufemgs, que equivale a R$ 359,32. É o que determina a Portaria 1.901, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), sobre os preços da prestação de serviços de certificação de produtos agropecuários e agroindustriais.

A medida beneficia mais de 1,5 mil produtores do estado, que já fazem parte do Programa Certifica Minas, e aqueles que pretendem entrar no processo de certificação. Para os produtores da agricultura familiar, a certificação é totalmente gratuita mediante a apresentação da declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

De acordo com o gerente de Certificação do IMA, Rogério Carvalho Fernandes, “a portaria amplia a adesão de produtores, tornando o processo de certificação mais fácil e acessível, beneficiando meio ambiente e sociedade, que contarão com produção sustentável e produtos de qualidade”, afirma.

O IMA é o órgão de certificação oficial do Programa Certifica Minas, que também é executado pela Emater e Epamig, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Programa Certifica Minas engloba café, queijo, cachaça, azeite, frutas, leite, carne, frango caipira, algodão e produtos sem agrotóxicos (SAT).

Fernandes explica que a certificação também possibilita uma melhor rentabilidade no processo produtivo, a partir da adoção de boas práticas administrativas que melhoram a gestão. “É oportunidade também para se diferenciar no mercado com maior valor agregado ao seu produto e, com isso, ampliar as vendas”, destaca.

Para conquistar a certificação, o produtor precisa seguir etapas que podem ser consultadas no site ima.mg.gov.br: no menu do site, acessar a aba “certificação” e clicar na opção do programa Certifica Minas, escolhendo o produto de interesse. No site do IMA, o produtor pode se informar sobre todo o caminho para obter o selo, desde as normas sanitárias que regem a produção, até os documentos necessários para entrar com o processo de certificação.

Fonte: Agência Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *