• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Assembleia substitui jornal impresso por conteúdos digitais

Redação19 de março de 20199min0
AssembleiaInforma
Seguindo tendência mundial de evolução digital, novo produto trará agilidade na comunicação e maior compartilhamento.
Assembleia Informa será substituído pela seção “Em Destaque”, que será publicada diariamente no Portal, com o resumo das atividades do dia seguinte – Arquivo ALMG – Foto: Daniel Protzner

Atenta às inovações da comunicação, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) inicia uma nova fase na divulgação de suas ações, incrementando a produção de conteúdos jornalísticos para seu Portal na Internet. Por isso, o periódico Assembleia Informa terá sua última edição publicada nesta segunda-feira (18/3/19).

Em sintonia com os novos hábitos de consumo de notícias nos meios digitais, um novo passo é o lançamento da seção “Em Destaque”, que será publicada diariamente em um novo espaço no Portal da Assembleia, com o resumo das principais atividades do dia seguinte.

Nesta evolução, textos didáticos vão trazer informações sobre os eventos institucionais e os projetos e assuntos mais relevantes no Plenário e nas comissões temáticas. Para ampliar sua divulgação, um boletim eletrônico com o mesmo nome (Em Destaque) poderá ser assinado por e-mail e também será enviado por WhatsApp, inicialmente para servidores da ALMG e a imprensa.

Evolução digital – A Assembleia sempre esteve atenta a esse processo de mudança na comuicação. De 2009 para cá, dentro de uma estratégia de evolução digital, houve a reformulação do Portal, a inserção do Legislativo mineiro no YouTube, no Twitter, no Facebook e no Instagram, o lançamento da versão mobile da sua página e da ferramenta Reuniões Interativas, por meio da qual dúvidas e questionamentos podem ser encaminhados, em tempo real, aos participantes de audiências públicas.

Apenas no último mês de fevereiro, a versão mobile do Portal, acessada por dispositivos móveis, teve 74.266 acessos, de 42.382 mil usuários distintos, com 167.279 visualizações de páginas.

Ou seja, a comunicação digital potencializou, como nunca, o alcance de notícias, vídeos, imagens e áudios, criando um ambiente propício para que o conteúdo jornalístico produzido pelo Parlamento mineiro rompa seus próprios muros.

Eficiência – Essa evolução digital também trouxe a racionalização de recursos. Além de as pessoas estarem perdendo o hábito de consumir informações em publicações impressas, atualmente, a produção diária do Assembleia Informa mobiliza revisores e diagramadores, além do editor-responsável, a equipe da gráfica e o pessoal que fica a cargo da sua distribuição.

Ao transportar e ajustar esse conteúdo para a web, toda essa estrutura será otimizada, proporcionando economia de recursos, e os esforços serão completamente direcionados para a produção, em si, das notícias.

De jornal datilografado à revolução das mídias digitais

Quase trintenária, a publicação passou por diversas reformulações gráficas ao longo dos anos - Arquivo ALMG

Quase trintenária, a publicação passou por diversas reformulações gráficas ao longo dos anos – Arquivo ALMG – Foto: Daniel Protzner

Quando foi publicada a primeira edição do Assembleia Informa, em 1991, o jornal era datilografado, a diagramação era limitada e não havia fotografias. Computadores eram equipamentos de uso restrito.

Com a evolução da tecnologia, máquinas grandes, pesadas e com poucos recursos deram espaço a dispositivos portáteis que reúnem, em um só aparelho, funcionalidades inversamente proporcionais ao seu tamanho.

Obviamente, o fazer jornalístico também foi impactado por essas mudanças, assim como a expectativa da população por notícias mais curtas e diretas, com links para novos conteúdos e que possam ser facilmente compartilhadas.

Internet – Nesse cenário, os jornais impressos foram perdendo cada vez mais espaço para as mídias digitais, mais ágeis e adequadas aos novos hábitos que surgiram com a Internet e os smartphones.

Segundo levantamento do Instituto Verificador de Circulação, de 2015 a 2017, os principais jornais do País perderam mais de 480 mil assinantes. Pesquisa do IBGE de 2016 apontou, por outro lado, a presença da Internet em quase 70% dos domicílios brasileiros.

Em editorial publicado na edição nº 1 do Assembleia Informa, é explicado ao leitor que o periódico surgia diante da necessidade de um informativo diário reconhecido por sua agilidade. Vinte e sete anos depois, os parâmetros de agilidade se modificaram nesta evolução digital, e a comunicação da Assembleia de Minas também.

Como assinar – Para receber o boletim “Em Destaque” pelo correio eletrônico, o internauta deverá fazer uma assinatura na página inicial do Portal, na seção “Boletins por e-mail”.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *