• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

O Lavrador de Café, quadro de Cândido Portinari é tema de aula em Muzambinho…

Redação24 de maio de 20193min0
freiolavradordecafe
Em Muzambinho, estudantes reproduzem obra famosas como foram de celebrar o dia nacional café.

A professora Carla Silva , da quinta série do ensino fundamental da Escola Municipal Frei Florentino de Muzambinho retratou o tema da apostila Aprende Brasil, imigração, escravidão e cultura do café com a obra O Lavrador de Café, do pintor Candido Portinari.

A pintura conquistou o prêmio Carnegie – Estados Unidos, projetou Portinari internacionalmente tornando-se o pintor de Brodosqui o de maior prestígio na pintura contemporânea brasileira.

Candido Portinari retratou pessoas, em suas relações de amizade, nas cenas dos retirantes nordestinos e nos tipos populares, retratando sua história social
Foi um pintor social, tocado de doloroso e revoltado humanitarismo em face da miséria, da fome e da ignorância.

A professora trabalhou o tema e depois pediu que cada um dos estudantes reprodussisse da sua maneira o quadro do famoso pintor. As obras ficaram expostas no mural de entrada da escola, uma forma de comemorar o dia do café, importante produto da economia das cidades do sul de minas.

Saiba mais sobre o quadro…
O quadro pintado em 1934 por Portinari tornou-se uma de suas mais famosas obras.Nele, um trabalhador negro – típico das fazendas de café do século vinte, com uma enxada nas mãos e plantações ao fundo.Na pintura, o modelo aparece com os braços e pés maiores que o resto do corpo, o que demonstra a aproximação de Portinari com o expressionismo.

Essa deformação das figuras era traço marcante do pintor, representava a sua necessidade de valorizar o trabalhador brasileiro e, ao mesmo tempo, demonstrar a figura dramática e comovente do negro, marcado pelo sofrimento do trabalho duro nas fazendas.

Título: O Lavrador de Café
Técnica: Óleo sobre tela – dimensões 1 metro por 80 centímetros

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *