• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Assinatura de convênio reforça parceria entre ALMG e Emater

Redação5 de julho de 20197min0
ALMGEmaterConv
Presidente da Assembleia destaca a valorização dos produtos mineiros como uma das alternativas contra a crise econômica.

Presidente da ALMG assinou convênio entre o Legislativo mineiro e a Emater – Foto: Flávia Bernardo

Não só de minério vive Minas Gerais. A valorização da gastronomia, da cultura alimentar e dos produtos típicos mineiros tem sido apontada como uma das alternativas para o desenvolvimento econômico do Estado.

Durante assinatura de um convênio entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas (Emater), na manhã desta quinta-feira (4/7/19), o presidente do Parlamento mineiro, deputado Agostinho Patrus (PV), reforçou a importância de se estimular a “imensa riqueza que existe nesses produtos, capazes de alavancar a nossa economia”.

O convênio é para que a Feira da Agricultura Familiar seja realizada semestralmente, na sede do Legislativo, ajudando a dar ainda mais visibilidade aos pequenos produtores mineiros, vindos de diversas partes do Estado. A feira, que faz parte da programação da  Semana Mineira de Gastronomia, reúne 50 expositores no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na ALMG, até as 17 horas desta quinta (4).

O diretor presidente da Emater, Gustavo Laterza de Deus, destacou que a Assembleia sempre foi um importante parceiro da empresa no trabalho de extensão rural em Minas. Ele lembrou a aprovação, pelos deputados, do Projeto de Lei 4.851/17, que deu origem à Lei 22.807, de 2017, a qual permitiu a realização de concurso público para o reforço do quadro de pessoal da Emater. Gustavo Laterza pediu apoio dos deputados para que os aprovados no concurso sejam nomeados e o trabalho junto aos pequenos produtores rurais possa ser ampliado.

Queijos e tudo mais – O curador da Semana de Gastronomia, o chef de cozinha Edson Puiati, disse que os participantes do evento já assumiram o compromisso de valorizar os produtos mineiros. Na demonstração culinária que fez, durante a feira, ele usou ingredientes como a pimenta de macaco, rúcula e azedinha, para preparar dois tipos de caldos.

O chef também solicitou aos deputados que avaliem a necessidade de revisão de algumas normas vigentes, para que os pequenos produtores locais possam sair da informalidade e ajudem a valorizar ainda mais a produção e a comercialização dos produtos mineiros.

O deputado Agostinho Patrus citou ações recentes da ALMG, como a criação da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia, em março deste ano, ao destacar que temas como a agricultura familiar e a gastronomia são muito importantes para o Parlamento mineiro. Ele garantiu que continuará empenhado para que os produtores tenham todo o apoio possível.

Produtos mineiros devem chegar à Europa com mais força

Logo após a solenidade de assinatura do convênio, o presidente Agostinho Patrus visitou os estandes e provou diversos produtos da feira. Na barraca dos hortigranjeiros vindos de Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte), ele parabenizou os agricultores locais e os estimulou a continuar produzindo e distribuindo seus produtos. Diversos outros parlamentares também percorreram a feira.

O convênio com a Emater e a realização da Feira da Agricultura Familiar – que também traz mostras de doces, bebidas, quitandas e até artesanatos mineiros – na Assembleia integram as ações do movimento Sou Minas Demais, iniciativa suprapartidária de mobilização de diversos atores sociais para a superação da crise econômica por que passa o Estado.

Acordo comercial – O presidente da ALMG também salientou que o recente acordo comercial firmado entre representantes do Mercosul e da União Europeia será extremamente importante para alavancar as exportações de produtos mineiros já conhecidos e apreciados no exterior, como os queijos, cafés e cachaças.

“Vamos chegar com força e mostrar para os europeus essa que é a verdadeira riqueza do Estado”, disse Agostinho Patrus, comparando o preço do minério bruto exportado com o quilo de um bom queijo mineiro, que, na sua opinião, pode ser ainda mais divulgado lá fora.

Em seu discurso na abertura da solenidade, o chef de cozinha Edson Puiati destacou a recente premiação de queijos mineiros no Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Mundial do Queijo e Produtos Lácteos), realizado na França. “O Brasil recebeu 56 prêmios, e 51 deles vieram para Minas Gerais”, exclamou.

Homenagens – Além da Feira da Agricultura Familiar, nesta quinta-feira haverá uma homenagem da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia à 20ª edição do concurso Comida di Buteco. A reunião está marcada para as 16 horas, no Plenarinho II. O requerimento para realização da homenagem é de autoria do presidente da comissão, deputado Professor Irineu (PSL).

Às 20 horas, haverá Reunião Especial no Plenário da ALMG para homenagear 41 produtores de queijo artesanal de Minas Gerais pelos resultados obtidos na 4ª edição do concurso Mondial du Fromage et des Produits Laitiers. A iniciativa para realização da reunião é do presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus, e dos deputados Antonio Carlos Arantes (PSDB) e Coronel Henrique (PSL).

Fonte: almg.gov.br

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *