• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Varginha tem primeira morte confirmada por meningite em jovem de 19 anos

Redação17 de outubro de 20193min0
cerebro-bacteria-meningite-virus-cerebral-0518-1400x800
No estado, foram registrados 666 casos de meningite neste ano, causando 86 mortes ao todo.

A Prefeitura de Varginha/MG confirmou a morte de uma jovem de 19 anos causada por meningite bacteriana. O caso aconteceu no último sábado, 12, quando a vítima chegou a dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em estado grave, mas não resistiu.

De acordo com boletim de atendimento divulgado pela UPA, a jovem deu entrada na unidade às 17h24. Ela relatou estar com sintomas desde o dia anterior e foi atendida pelo médico de plantão. Por volta das 17h50 ela foi medicada.

A jovem chegou ao plantão relatando estar com dor de cabeça, febre, vômito e feridas nos membros inferiores. Os sintomas, no entanto, se agravaram e aumentaram nas horas seguintes.

Por volta das 21h20, a paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória e a equipe médica iniciou os procedimentos de reanimação, mas não obteve sucesso. A morte foi confirmada às 22h do mesmo dia.

De acordo com o relatório divulgado pela Unidade de Pronto Atendimento, a demora na busca por socorro médico pode ter agravado o quadro. A UPA afirmou ainda que todos os procedimentos no local foram aplicados corretamente.

Medidas tomadas
Após exames realizados no local, amostras foram enviadas para um laboratório de referência em Belo Horizonte/MG. A equipe que realizou o atendimento na unidade de saúde foi medicada, seguindo protocolo padrão para meningite.

Uma reunião também foi realizada com familiares e pessoas próximas da vítima para explicar as medidas tomadas e orientar em relação a cuidados com a doença. Eles também receberam medicamentos preventivos.

Em nota, a Prefeitura de Varginha afirmou que uma reunião foi organizada na manhã de segunda-feira para “discussão e elaboração de medidas, de prevenção, orientação e ações estratégicas para o controle da doença”.

Casos no Sul de Minas
Varginha já teve duas mortes registradas em 2019, segundo dados da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais. Na região, já são sete. Os casos aconteceram em Alfenas (1), Pouso Alegre (4) e Varginha (2).

Fonte: Portal Onda Sul

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *