• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Economia no Brasil

Redação21 de outubro de 20196min0
MulherDinheiro
por MaJu Deolindo

Eu sou estudante de economia e percebi um déficit grande da população em relação ao funcionamento do sistema em que estamos incluídos. Por essa razão, meu texto tem como objetivo contar de maneira fácil e simples como funciona a economia no Brasil.

Antes de qualquer coisa vamos entender o Banco Central.
O banco central controla a quantidade de dinheiro e crédito presente na economia. Ele tem dois poderes:
1° Controlar os juros. A taxa que mede a variação dos juros é a Taxa Selic (se você já pesquisou algum conteúdo de investimento já ouvir falar da bendita), isso influência a variação da taxa de juros do cartão de crédito, dos financiamentos, dos empréstimos e na rentabilidade das aplicação financeiras.
2° Imprimir dinheiro. A quantidade de moeda representa a riqueza do país.

Quando os juros estão baixos, tem muito crédito na economia. De forma geral a população acaba gastando mais. Esse aumento dos gastos significa aumento da DEMANDA.

Quando a demanda está alta, a oferta é menor. Os preços dos produtos ficam maiores. Porque tem muita gente querendo comprar uma quantidade pequena de um mesmo produto. Esse aumento dos preços se chama INFLAÇÃO.

Não é interessante para o banco central que o país tenha muita inflação porque isso gera problemas. Um exemplo muito claro aconteceu entre a década de 80 e início da década de 90, onde o Brasil enfrentou mudanças da inflação constantes. Algumas famílias chegavam a fazer estoques de produtos em casa para tentar evitar o aumento dos preços.

Acompanha comigo o raciocínio. Quando a inflação está alta, o banco central também aumenta a taxa selic. Se os juros estão mais altos, menos pessoas pegam dinheiro emprestado porque o crédito está mais caro. Ou seja, quanto menor está à circulação de dinheiro, a população tem menos para gastar. Teoricamente esse é um “bom momento” para fazer aplicações, pois a taxa selic está mais alta”.

De maneira geral, se a circulação de dinheiro diminui isto significa que tem menos gente comprando, ou seja, a demanda diminui e a oferta aumentou. Em outras palavras, os preços diminuem. Por que isso acontece? Para atrair mais pessoas a comprarem, devido a grande quantidade de produtos disponíveis

O nome de todo esse paranauê é DEFLAÇÃO.
Para o banco central também não é interessante que tenha muita deflação porque vai influenciar no crescimento do PIB, que mede o tamanho da economia do país. E o que o banco central faz? Diminui as taxas de juros (selic) para estimular a circulação de dinheiro e o poder de consumo da população. Tá vendo que uma coisa vai gerar consequências na outra?

Entendeu tudo até agora? Porque agora vamos entrar em outro cenário.
Agora, se a diminuição dos juros não funcionar e o PIB diminuir, o Brasil passa por uma RECESSÃO. Como isso aconteceu? Eu te respondo meu caro companheiro. A população ainda está consumindo pouco. Consequentemente, os empresários estão vendendo menos. E o que eles vão fazer? Cortar gastos. E provavelmente você ou uma pessoa próxima será demitida. Assim dizendo, a taxa de desemprego aumenta. Portanto o governo tem que pagar mais auxílio desemprego, bolsa família. Inclusive estamos passando por uma situação bem prática de recessão com a pandemia do covid-19, devido à necessidade de isolamento social, o governo está pagando o auxilio emergencial.

Vamos lá que ta acabando, eu juro. Se o país está em recessão, o gasto do governo está maior e está entrando menos dinheiro para os cofres públicos. E o que o banco central faz? Vai imprimir mais moeda para financiar os auxílios para a população. Porém existem outras possibilidades do governo arrecadar dinheiro até em momentos de recessão, como deixar de isentar a cobrança de impostos à grandes empresas, taxar grandes fortunas. Mas isso é assunto para outro texto.

Bom, eu sei que é bastante coisa e vou parar por aqui, espero que tenha sido esclarecedor todo o conteúdo. Se ficou com alguma dúvida pode deixar seu comentário.

MaJu Deolindo – Maria Julia Deolindo Andrade
[email protected]

Maju entrou em contato com nossa redação e demonstrou interesse em colaborar escrevendo sobre “economia”, esperamos que gostem e deixem seu comentário sobre o que achou de sua colaboração, incentivando a continuar.

Tem algum assunto que chama sua atenção, seja também um colunista do muzambinho.com
Vamos juntos enriquecer ainda mais nosso Portal de Conteúdo com “conteúdos de qualidade”.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *