• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Governador abre etapa de capacitação presencial de gestores do Socioeducativo

Redação29 de outubro de 20195min0
Dirceu_Aurelio___SOCIO-EDUCATIVO-13
Profissionais de todo o Estado realizam treinamento para ampliar conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias aos cargos de direção

O governador Romeu Zema participou, nesta terça-feira (29/10), da abertura da etapa presencial da Capacitação para Gestores do Sistema Socioeducativo. Ao todo, participam 39 profissionais, entre diretores, agentes e técnicos de unidades de todo o Estado. O objetivo é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício do cargo de gestor nas unidades que, atualmente, acautelam menores infratores em Minas Gerais.

Durante a solenidade de abertura, o governador fez questão de ressaltar a importância da capacitação, que dá aos profissionais mais habilidade para gestão de pessoas e para a melhoria do ambiente de trabalho.

“As pessoas que saem de um cargo operacional e vão para um cargo de gestão não têm ideia da mudança que isso representa. A maior mudança de todas é que você passa a ser dependente, e não chefe. Quem é gestor, passa a depender da sua equipe. E, então, nós temos que fazer o máximo que pudermos por estas pessoas, no sentido de orientá-las, de acompanhá-las, de estar ao lado, de motivá-las e muito mais”, destacou Romeu Zema.

Desde julho, os profissionais estão sendo capacitados a distância por meio de aulas disponibilizadas na plataforma on-line da Superintendência Educacional de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Agora, terão mais 60 horas de aulas de capacitação presencial.

Nessa nova etapa do curso, que vai até 7 de novembro, os profissionais vão trabalhar tópicos de legislação institucional, mediação de conflitos, procedimentos para gestão operacional e sistemas governamentais e gestão de pessoas. Será cobrada frequência mínima de 90% e aprovação em 60% das disciplinas.

“Esta nova fase é de extrema importância para mudarmos a cabeça dos nossos gestores para melhor. Transformar começa com uma atitude de aceitar mudanças de hábitos. Olhar o nosso exercício profissional sob uma nova perspectiva. Portanto, este momento é um marco para a Sejusp – eu diria que até para o Governo do Estado. Capacitar para poder melhorar cada ambiente socioeducativo”, ressaltou o secretário de Justiça e Segurança Pública, general Mario Araujo.

Palestras inaugurais

Após a solenidade de abertura da etapa presencial do curso e da palestra do secretário de Segurança, foi a vez de os representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) falarem aos  sobre a relação de suas instituições com o sistema socioeducativo.

Pelo Tribunal de Justiça, a juíza titular da Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, Riza Aparecida Nery, explicou alguns processos do TJMG e salientou a importância de uma gestão participativa para um resultado eficiente a todas as demandas do sistema.

O promotor de Justiça Márcio Rogério de Oliveira, representante do Ministério Público, falou sobre os vários tipos de gestão que são necessários para o êxito das atividades desenvolvidas nas unidades socioeducativas. Ele destacou, também, a importância do respeito à equipe e aos adolescentes acautelados pelo Estado.

Finalizando o primeiro momento de palestras, o defensor público Alexandre Henrique Barbosa, representando a Defensoria Pública, fez uma apresentação sobre a DPMG  – sua criação, funções, atuação na área da infância e da juventude e na fiscalização das unidades socioeducativas.

Fonte: Agência Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *