• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Carro elétrico de universidade mineira participa de competição nacional

Redação30 de outubro de 20192min0
eletricCarsdfa
Um carro elétrico desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) vai participar de uma das principais competições de engenharia nacionais.

O projeto, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), foi batizado de CE-19 e concorre à Fórmula SAE Brasil 2019, que será realizada entre 28/11 e 1/12, em Piracicaba (SP). As equipes com as melhores classificações ganham a oportunidade de representar o país em outros dois concursos internacionais, nos Estados Unidos.

A iniciativa, organizada pela diretora de Empreendedorismo e Inovação da Unifei, Juliana Caminha Noronha, e pelo grupo Cheetah E-Racing, já foi premiada no concurso brasileiro em anos anteriores. Para o capitão da equipe, Breno Zanato Detomini, a oportunidade de apresentar o protótipo abre as portas para que o grupo tenha a chance de participar de desafios fora do país. “É a competição ideal para o projeto. Não há outra parecida no Brasil, as do exterior são muito caras para a equipe ir”, diz.

CE-19

O carro elétrico foi desenvolvido usando o software de desenho paramétrico Solidworks, que permite uma montagem visual com tudo que estará presente na estrutura física. Na construção do veículo foram usados materiais como ligas de alumínio aeronáutico, aço, fibra de carbono, vidro e aramida. “O CE-19 faz parte de uma modalidade apenas de carros elétricos. Quando criaram a categoria, a Unifei imediatamente aderiu à ideia. Já estamos pensando em automóveis autônomos e em evoluir o protótipo para que ele se torne mais tecnológico”, explica Detomini.

A competição

A Fórmula SAE foi criada pela Society of Automotive Engineers (SAE), em 1908, nos Estados Unidos. Esta é a 16ª edição da competição no Brasil, que dá oportunidade a estudantes de colocar em prática conhecimentos vistos em sala de aula.

Fonte: Agência Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *