• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Projeto IFLUZ no Campus Muzambinho

Redação30 de outubro de 20194min0
ifLuz201905
ifLuz201901
ifLuz201902
ifLuz201903
ifLuz201904
ifLuz201906
A Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando – CGAE – do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho – implantou o Projeto IFLuz.

Trata-se de uma ação de autoria da servidora Tânia Gonçalves envolvendo uma técnica de imposição de mãos denominada Reiki. O objetivo é acessar a energia universal, para proporcionar o equilíbrio vibracional e energético de quem a recebe e também de quem aplica para atingir um novo patamar de consciência.

Por meio da técnica do Reiki é possível trabalhar o estresse, desequilíbrios emocionais, depressão, ansiedade e outros sintomas que impedem os alunos de gerenciar seu cotidiano escolar com mais tranquilidade e saúde. A técnica é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Campus Muzambinho, Tânia Gonçalves Bueno da Silva, assistente de alunos, é formada no Nível II em Reiki. Devido à função que ocupa, Tânia tem contato constante com os estudantes e ao identificar algumas aflições e, partindo do plano de trabalho de projeto de colaboração técnica deu o primeiro passo para desenvolver ações que envolvessem os discentes.

“Por meio de um currículo oculto pude realizar atividades extraclasse percebendo a necessidade de potencializar ações que permitam o desenvolvimento do equilíbrio emocional e autonomia pessoal. Diante das dificuldades apresentadas pelos discentes e a nossa angústia, servidores do Setor de Acompanhamento ao Educando – SAE –, percebi que os mesmos ansiavam por um trabalho complementar, que possibilitasse seu equilíbrio e desenvolvimento emocional. Sendo assim, busquei por uma formação em Reiki, como uma terapia holística, essa ferramenta vem complementar os esforços dos psicólogos e orientadores educacionais.”

Compreenda o significado da palavra Reiki

É uma palavra de origem japonesa que identifica o Sistema Usui de terapia natural, seu descobridor foi Mikao Usui.

Rei: Energia Universal, energia Divina, energia Cósmica.

Ki: Energia individual que existe em todos os organismos vivos.

Tânia aponta que “o Reiki é uma atividade que auxiliará os estudantes do Campus Muzambinho a lidarem com questões emocionais. Trata-se de pequenas atitudes de organização e gestão que possam mudar o dia a dia acadêmico de forma positiva.”

1 – Área mental: positividade;

2 – Área emocional: limpeza;

3 – Físico: qualidade de vida (alimentação, atividades físicas);

4 – Espiritual: força da criação (Deus), respeito a natureza, integração do ser.

Mais informações:

Setor SAE (junto ao ambulatório) com a servidora Tânia Gonçalves.
Tel: (35) 3571-5070
Segunda-feira – 7h às 13h
Terça-feira – 14H às 20h (Espaço Reiki – CGAE)
Quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira – 7h às 13h

Informações: Tânia Gonçalves Bueno da Silva
Revisão: ASCOM – Campus Muzambinho
Fotos: Tânia Gonçalves Bueno da Silva e Ascom

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *