• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Defesa civil orienta população de Muzambinho

Redação6 de fevereiro de 20204min0
374884cd-4185-42b8-8f82-02f3592fed55
Sargento Wander Nogueira da Silva, agente regional da Defesa Civil esteve em Muzambinho acompanhando a Subtenente Renata Reis responsável pela defesa civil do município.

Durante a visita as área atingidas pelas ultimas tempestades o sargento orientou a população a sempre buscar locais seguros e fugir das enxurradas durante as chuvas “ este ano estamos com um alerta sobre o intenso volume das chuvas na região sudeste, temos 55 municípios na Regional de Poços e todos os municípios estão sendo afetados com atuação da zona de convergência do Atlântico Sul, o que tem contribuído para a baixa pressão o que faz com que os temporais tenha significativos entre 100 e 150 milímetros,” explica

A população pode receber, avisos por SMS em caso de desastres naturais. O serviço tem como objetivo orientar quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

O sargento também orienta “ O morador que, precisa enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. Para quem receber o SMS, basta responder a mensagem com o número de CEP. Após o cadastro, o celular já estará apto para receber alertas da Defesa Civil. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto”

Os alertas serão produzidos e enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar em desastres naturais.

A Defesa Civil estadual junto com a Defesa Civil municipal percorreram os principais pontos onde ocorreram alagamentos para avaliação das casas atingidas pelas chuvas.

A possibilidade de temporais severo abrange todo o estado de Minas. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial. Entre o Sul Minas e a porção sul da Zona da Mata, no período da noite/madrugada, deverá culminar em tempestades severas com ocorrência de granizo.

Na última quarta-feira (05) o temporal que caiu em Muzambinho é considerado de forte intensidade. Em vários municípios os acumulados estão elevados , principalmente ao final do dia o que oferecer riscos à população é preciso ficar atento conclui.

A Defesa Civil Municipal de Muzambinho orienta que durante a chuva forte as pessoas evitem se deslocar, principalmente, em áreas próximas aos ribeirões. “E a população, de forma preventiva, deve acionar a Defesa Civil caso perceba a subida repentina dos níveis de rios e ribeirões, ou o surgimento de trincas e rachaduras.

Além disso, evitar estacionar veículos embaixo de árvores e quem vive perto das encostas deve redobrar a atenção”, explicou Renata Reis, coordenadora da Defesa Civil Municipal.

A Secretária Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação Maiza Cristina Cabral e a Diretora Departamento de Ações Sociais Ana Maria Martins de Oliveira também realizaram visitas aos locais afetados com as chuvas.

Os telefones para acionar a Defesa Civil 3571-2698.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *